quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tribunal de Contas vai analisar quanto custa um aluno ao Estado

Parece que é mesmo desta que, com ou sem a ajuda e os sorrisos da nossa Isabel, vamos saber quanto "gastamos" (é claro que não é um gasto, é um investimento, que deveria ser muito sério, para o futuro) dos cofres do estado.

Depois de tanta polémica faz todo o sentido sabermos os números reais (quero acreditar na entidade que vai fazer as contas).

É uma notícia da TVI24:

"A comissão parlamentar de Educação aprovou uma iniciativa do PSD para que o Tribunal de Contas elabore um estudo técnico sobre o custo que representa para o Estado cada aluno a estudar no ensino público.


Em declarações à agência Lusa, o deputado social-democrata Pedro Duarte considerou que «este é um elemento essencial para que se possa avaliar as políticas públicas na área da educação».

Pedro Duarte referiu que a iniciativa - aprovada pelo PSD, CDS-PP e PCP e com os votos contrários do PS e BE - é «relevante» para verificar também o financiamento fixado para as escolas com contrato de associação.

«Nós tentámos várias vezes que esse estudo fosse feito, ao nível da Educação, com outra fiabilidade, e não temos tido sucesso. Nesse sentido, apresentámos uma proposta na comissão de Educação para que seja o Tribunal de Contas a realizar um estudo técnico que nos permita ter dados fiáveis e reais sobre o verdadeiro custo por aluno para os cofres do Estado», disse.

Segundo Pedro Duarte, com os resultados do estudo será possível «concluir se está a haver um sobrefinanciamento, um subfinanciamento ou se está a haver um financiamento correcto»."

- - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.