sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ADD: ameaças.

E chegou mais uma "facada" do nosso ministério: "não aplicas a avaliação és despedido"! É uma ameaça aos directores que não querem avançar com o que o ministério manda fazer na ADD.

Até estarão disponíveis para mudar alguma coisa que esteja mal (que tal tudo, já que tudo está mal), mas só depois de avaliarem a avaliação!

Podem ler (notícia da SIC):



"Em caso de incumprimento a suspensão é considerada ilegal, uma infracção disciplinar que pode levar à demissão dos directores.


Esta é a reacção do Ministério às críticas dos docentes. Cerca de 250 dirigentes escolares pediram ao Governo que suspenda o modelo de avaliação, em várias escolas circulam moções para travar o processo.

Esta semana, a maioria dos professores da Escola Secundária Infanta D. Maria (ESIDM), em Coimbra, expressou a sua discordância relativamente ao modelo de avaliação do desempenho do pessoal docente, defendendo um sistema "consensual, não burocrático e justo".

Numa tomada de posição divulgada esta quarta-feira, subscrita por 95 do total de 96 professores da ESIDM, é exigido, "a quem de direito, que promova, o mais brevemente possível, uma discussão séria e alargada sobre a avaliação do desempenho docente".

Com esta discussão, pretende-se "encontrar um modelo consensual, não burocrático, justo, que seja possível aplicar sem causar prejuízos ao normal funcionamento das escolas, visando a melhoria do serviço educativo público e a dignificação do trabalho docente".

Segundo o documento, duas das principais dificuldades de aplicação que os docentes da Escola Infanta D. Maria encontram no modelo dizem respeito à sua "excessiva complexidade" e à avaliação inter-pares, que "está a gerar conflitos pessoais de extrema gravidade".

A tomada de posição foi dada a conhecer ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministra da Educação e a várias outras entidades.

Com Lusa"

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Abraço!

1 comentário:

  1. Por todas as razões referidas, no meu grupo disciplinar já manifestamos o nosso total desacordo com o actual modelo de ADD propondo a sua suspensão.
    O mesmo aconteceu em reunião de relatores. Urge tomar posição.Está tudo muito apagado.
    O modelo é burocrático,injusto, penalizador e provoca efectivamente um clima de mau estar nas escolas que se reflecte no processo ensino/aprendizagem e nas relações interpessoais.
    Mª José

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