sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escola de sonho abre em 2012

Não sei se o título é exagerado, mas parece que os interessados estão contentes.

Eu também quero a minha escola de sonho. Até pode ser um barraquito num pedaço de terreno. O meu sonho não são as instalações... (quantos de vós estão a pensar como eu?)

"Escola de sonho abre em 2012
JN


Secundária e EB 2,3 juntas na zona desportiva

A Escola Básica e Secundária de Anadia - que vai substituir as actuais Secundária e EB 2,3 - deverá acolher alunos em 2012. As obras, que custarão 16 milhões de euros - arrancam em Março. Alunos, professores e Câmara estão perto de ver concretizado um sonho.

O director do Agrupamento de Escolas de Anadia, Luís Santos, apelidou-a de "sonho antigo". O presidente da Câmara, Litério Marques, considerou-a a "melhor escola da zona Centro". São imagens que dão uma ideia da importância e grandeza para o município da Escola Básica e Secundária de Anadia, a infra-estrutura que vai substituir e juntar as actuais Secundária e EB 2,3, que há muito pediam a "reforma" por não terem condições mínimas. Segundo a previsão da Parque Escolar - empresa pública responsável pela modernização da rede de escolas secundárias e outras afectas ao Ministério da Educação e que vai investir 16 milhões de euros na escola de Anadia - a escola deverá estar pronta em Setembro de 2012.

Se não houver derrapagens no tempo previsto para a obra (18 meses após o início previsto para Março próximo), os cerca de 1200 alunos que habitualmente frequentam a Secundária de Anadia (800) e a EB 2,3 (400) vão iniciar o ano lectivo 2012/13 nas novas instalações localizadas junto ao campus desportivo de Anadia.

A Câmara cedeu à Parque Escolar um lote com nove hectares (equivalente a nove campos de futebol), recebendo em contrapartida os terrenos onde actualmente estão as (vizinhas) escolas Secundária e EB 2,3, localizadas junto ao IC2. Litério Marques disse, anteontem à noite, durante a apresentação da nova escola, que será efectuada uma avaliação dos três terrenos de forma a ser efectuado um ajuste de contas. "Se a Câmara tiver que receber algum dinheiro, adianto que prescindimos dele.

Espero a mesma atitude da Parque Escolar se for ao contrário...", afirmou o autarca numa demonstração de parceria para com a empresa pública que responde perante os ministérios da Educação e das Finanças. Litério Marques - que disse não ter ainda projectos para os terrenos das actuais escolas que irão ficar para a Câmara - elogiou a postura dos responsáveis da Parque Escolar. "Valeu a pena a insistência porque vamos ter uma escola de raiz, a melhor escola da zona Centro", repetiu o autarca.

A Escola Básica e Secundária de Anadia é uma das duas escolas que a Parque Escolar vai construir de novo. Todas as outras - e ainda na semana passada foram inauguradas 21 em todo o país - são remodelações. "Fafe irá receber a segunda escola nova, mas o processo está mais atrasado que Anadia, devendo Fafe arrancar no próximo Verão", informou Luís Marques, responsável da Parque Escolar na Zona Centro."


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.