segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Governo vai encerrar mais de 600 escolas em todo o país

Ora vamos lá fazer as contas: 654-40=614.

Ouve um "pequeno lapso" de 614 escolas na semana passada quando o sr. Secretário de Estado João da Mata referiu que haviam 40 escolas para encerrar?

São menos (pelo menos) 654 postos de trabalho para docentes (não se esqueçam de somar os auxiliares, as empresas que vão ter menos estes clientes para fornecer e outros "envolvidos").

Uma notícia do Jornal i:

"O ministério da Educação pondera encerrar 654 escolas do primeiro ciclo do ensino básico, com menos de 20 alunos.


A medida que está ainda a ser discutida entre o Governo e os municípios resulta de um levantamento exaustivo feito pelas autarquias.

Segundo avança a TSF, os agrupamentos de escolas já receberam ordens para não aceitarem novas matrículas e informarem os pais que devem esperar pela entrada em funcionamento da plataforma que vai centralizar o processo.

Para o coordenador do ensino básico da Federação Nacional de Professores (FNE), Francisco Almeida, a confirmação do encerramento destas escolas traduzir-se-á no "fechar" de muitas aldeias do interior do país.

"Pode parecer poucos alunos, mas uma aldeia que tem hoje 20 crianças no primeiro ciclo, nalgumas regiões é uma aldeia já de uma dimensão razoável", advertiu.

O número de escolas a encerrar são, no entanto, bastante superiores aos que foram projectados para este ano pelo secretário de Estado da Educação, João da Mata, que na semana passada, como refere o Diário de Notícias, falou de 40 escolas primárias por encerrar."


- - - - -

Já no Público:

"José Junqueiro diz que encerramento de escolas faz parte do que está estabelecido nas cartas educativas"

Não é grave, está tudo como previsto, porque nos haveriamos de preocupar?

- - - -


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.