sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cantinas escolares em guerra contra a “junk food”

Mais uma no Público:

"Sopas, legumes, peixe — as cantinas escolares fornecem cada vez mais comida saudável aos alunos e estão ensiná-los a distinguir o que faz bem do que faz mal. Mas, quando chegam ao ensino secundário e têm dinheiro nas mãos, os jovens saem das escolas e compram bolachas, refrigerantes e batatas fritas no supermercado mais próximo. Estamos a ganhar ou a perder a guerra contra a obesidade – provavelmente, “o maior problema de saúde pública em Portugal”?


Alexandra Prado Coelho fez uma reportagem por diversas escolas, onde ouviu estudantes, professores, nutricionistas e outros responsáveis. Entrevistou também Jack Winkley responsável pela Unidade de Política de Nutrição da London Metropolitan University, um dos autores do estudo “The School Fringe – What Pupils Buy and Eat from Shops Surrounding Secondary Schools” (A Zona em Redor da Escola – O Que é que os Alunos Compram e Comem nas Lojas que Rodeiam as Escolas Secundárias), cujas conclusões merecem reflexão. No Reino Unido, onde o famoso cozinheiro Jamie Olivier tentou melhorar a saúde e a alimentação das crianças com a campanha “Feed me Better, dois quintos dos alunos nunca foram à cantina e só seis por cento têm o hábito de comer uma refeição quente ao almoço."

- - - - - - - - -

Pelo que vou vendo, não são só os maiores que se "baldam" à cantina. Já passei por escolas que fechavam o bar dos alunos à hora do almoço, mas mesmo assim eles comiam "porcarias"... É a atracção pela "comida de plástico", jovem, na moda, cool...


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.