terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Notas baixam depois do acesso à banda larga

O acesso à internet não salvou o ensino... "e esta, hein?"

E não sou eu que o afirmo - é uma notícia do Educare.pt


"Estudo revela que a banalização do acesso à banda larga nas escolas gerou um impacto negativo. Em termos médios, as notas escolares baixaram 7,7% entre 2005 e 2008 e 6,3% de 2005 a 2009. Para o uso produtivo da Internet, defende-se a formação de alunos e professores e o acompanhamento parental."

Pois, isto de darem computadores e acesso à internet pode ser mau... estavam à espera de quê?

"As conclusões fazem parte do estudo Impact of Broadband in Schools: Evidence from Portugal, recentemente apresentado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e que este mês será publicado na revista Review of Economics and Statistics."

"Vários dados do uso de banda larga nas escolas, da Fundação para a Computação Científica Nacional e o desempenho ao nível dos exames do 9.º ano foram cruzados e as conclusões surgiram. Nos primeiros anos de acesso à banda larga, com uma novidade nas mãos, os alunos baixaram as notas."

"O estudo conclui também que as escolas mais afastadas dos centros urbanos, onde se usa mais a Internet, são as que apresentam piores resultados."

"Os responsáveis pela pesquisa sabem que a introdução de novas tecnologias não é, por si só, suficiente para gerar mudanças positivas nas escolas, mas defendem que a Internet não deve andar sozinha. Ou seja, o uso produtivo da Internet é fundamental e a monitorização adequada a essa utilização poderá fazer a diferença. Apesar de tudo, e como se assistiu a uma ligeira diminuição do impacto negativo dos períodos em análise, os autores admitem que esse decréscimo se possa diluir no tempo."

"Tito de Morais, fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net, leu o estudo e defende que a introdução das novas tecnologias deve implicar formação aos professores, não apenas na vertente da utilização das ferramentas, mas também na exploração educativa do que o universo da Internet oferece, no sentido de melhorar a relação ensino aprendizagem. "Não basta ter as ferramentas e não basta saber usá-las. É preciso saber tirar o máximo partido das mesmas em contexto de sala de aula e isso implica mudanças nos processos de ensino/aprendizagem", afirma." - Plenamente de acordo: não é só dar a ferramenta, é preciso ensinar a usá-la.

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E há mais, aconselho a leitura do artigo.

Abraço!

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