terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Professora mais espectacular

Voltaram as notícias sobre a Professora de Espinho que discutia sexo nas aulas, já todos devem ter lido.

Não conheço todos os contornos e não estou a tentar defender a senhora em questão. Mas todos sabemos que é fácil cairmos numa "rede" de intrigas. E alguns alunos são espertalhaços...

Recordo-me de um Professor que também discutia assuntos históricos de cariz mais sexual nas aulas, e quase todos gostavamos muito das aulas deles. Hoje, se fosse um filho meu aluno dele, não sei se gostava tanto. Na altura não fui moralmente corrumpido, não fiquei chocado/traumatizado, mas agora, mais crescidinho que sou, tenho outros descernimento...

Numa pesquisa sobre notícias encontrei esta, no jornal i, datada de 19 de maio de 2009, onde os alunos defendem esta professora, dizendo mesmo que é a mais espectacular... só para dar outra prespectiva ao tema, transcrevo-a:

"Professora de Espinho suspensa é "a mais espectacular" para os alunos


Publicado em 19 de Maio de 2009
Dezenas de alunos da Escola EB 2/3 Sá Couto de Espinho descrevem a docente, que foi suspensa devido à acusação de manter conversas impróprias nas aulas, como “a professora mais espectacular na escola”.

Estudantes do 7.º ao 9.º ano - aos quais a referida docente Joaquina Rocha lecciona as disciplinas de História ou Cidadania do Mundo Actual - afirmam que ela sempre se revelou preocupada com os problemas pessoais dos seus alunos.

“Mas sem deixar de dar a matéria das aulas”, asseguram.

Samir Nica, 19 anos, diz que ela “é uma professora espectacular. Dá as aulas, mas também se preocupa com o que a gente anda a fazer lá fora. É a nossa segunda mãe aqui na escola”.

“Quando eu tinha algum problema, era com ela que ia falar e ela ajudou-me sempre”, acrescenta o jovem.

“Sempre foi muito correcta. Não tenho nada que lhe possa apontar”, disse.

Samir dá um exemplo da atitude pela qual diz “admirar” a docente: “Eu mudo muito de namorada e a professora Joaquina sempre me disse que isso não estava bem e que eu devia ter cuidado”.

Ricardo Joel Familiar, do 8.º ano, é outro aluno que garante que “ela é a professora mais espectacular da escola”.

Carlos Santos, 18 anos, também defende Joaquina Rocha: “Ela é muito boa professora e sempre a ouvi dar bons conselhos ao pessoal”.

Sobre a gravação da conversa em que a docente se terá referido à alegada actividade sexual de duas alunas, em termos que os pais das mesmas consideram impróprios, tanto Samir, como Carlos e outros jovens dizem que “aquilo foi tudo arranjado”.

Ricardo Joel Familiar assegura que “as alunas já fizeram aquilo de propósito e provocaram a conversa toda porque sabiam que estavam a gravar”.

Daniel Ferreira considera, aliás, que “a professora não disse nada de mais. Foi é muito provocada para chegar àquele ponto”.

Outro aluno, que preferiu não ser identificado, tem a mesma opinião, mas acrescenta: “Isto só chegou ao ponto em que está porque a nossa directora de turma nunca gostou dessa professora e, como também é directora dessa turma [em que se deram os incidentes], aproveitou para fazer disto um grande caso”.

“Se tivesse sido com outra professora qualquer”, continua o mesmo estudante, “não tinha havido nada disto”.

Rui Silva realça ainda que “ninguém tem razões de queixa da professora a não ser esse 7.º ano. E nem é a turma toda! São só as duas alunas que arranjaram este barulho todo”.

Essas estudantes, dizem, já teriam reclamado de Joaquina Rocha à directora de turma."

- - - - - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.