Perceber as "cabecinhas" dos alunos não é fácil, mas pode ser muito proveitoso.
Hoje destaco este artigo lá publicado:
"O cérebro adolescente – usar ou perder!
Por volta dos 6 anos de idade, o cérebro já tem 95% do tamanho que irá ter em adulto. No entanto a substância cinzenta (ver imagem) a parte do responsável pelo pensamento, continua a ficar mais espessa até pelo menos aos 12 anos.
Este espessamento corresponde a ligações que os neurónios fazem uns com os outros, chamadas sinapses, tal e qual como se fosse uma árvore a crescer e criar novos ramos e raízes.
Depois deste pico por volta dos 12 anos o cérebro começa a eliminar as ligações em excesso, preservando apenas aquelas que são úteis para a pessoa, tal e qual como se estivesse a “podar uma árvore”.
Utilizar ou perder!
Dados das neurociências revelam que a fase que ocorre na adolescência, de selecção das ligações entre os neurónios, ocorre baseada num fundamento: “utiliza-a ou perde-a”! Ou seja, os neurónios e as ligações que são utilizadas pelo cérebro irão sobreviver e “florescer”, os que não são utilizados irão atrofiar e possivelmente ser eliminadas.
Portanto se o adolescente passa muito tempo a utilizar o cérebro em actividades como desporto, música ou estudar, essas ligações cerebrais ficam fortes… melhorando as suas capacidades futuras como adulto. Se o adolescente passa o tempo no sofá, a ver televisão, a jogar jogos, serão essas as células que irão permanecer…
Na realidade esta fase pode ser considerada como uma fase de “escultura” do cérebro e o artista é o próprio adolescente! E todos sabemos que não é o tamanho que faz uma escultura ser uma obra de arte, mas sim o cuidado, precisão e a criatividade envolvida. Com o cérebro é exactamente o mesmo!
Durante esta fase de selecção de ligações neuronais o adolescente começa a focar-se nas suas habilidades, sejam estas a arte, o desporto, o estudo ou a música. As escolhas que fizer nesta altura irão reflectir-se quando for adulto.
Isto não quer dizer que adolescentes mais velhos ou adultos não possam desenvolver capacidades novas. Por exemplo, todos sabemos que um adulto pode aprender a tocar um instrumento ou a praticar um desporto, mesmo que nunca o tenha feito enquanto jovem. No entanto também sabemos que é muito mais difícil e moroso fazer isto em adulto! Esta dificuldade acontece porque é preciso fazer novas ligações no cérebro… na adolescência é mais fácil! As ligações estão lá só é preciso seleccionar!
O papel das interacções sociais
Pelo que foi dito até agora parece que estamos a sugerir que os adolescentes passem todo o seu tempo a fazer desporto, a escrever poesia, a cantar, a estudar ciências, a ouvir música, etc.
Mas existe também algo muito importante que os neurocientistas também descobriram: estar com os outros, desenvolver relações íntimas, conversar, discutir temas, são provavelmente das melhores actividades para estimular o cérebro. Aliás, é também na adolescência que as nossas capacidades sociais se desenvolvem, e mais uma vez é “utilizar ou perder“!
E qual o interesse disto?
Algumas conclusões podem ser tiradas do que vimos acima:
1.A forma como o adolescente ocupa o tempo é decisiva neste processo de “esculpir” o cérebro. Um jovem que se ocupa com actividades culturais, artísticas, desportivas, educacionais irá preservar para o futuro muito maior capacidade cerebral!
2.Este trabalho em curso pode ser prejudicado pela utilização de substâncias tóxicas para o cerébro, como drogas ou álcool.
3.Passar tempo de qualidade com outras pessoas é um dos melhores estímulos cerebrais! Se os pais querem estimular um adolescente não basta inscrevê-lo em 4 instrumentos, 2 desportos e 5 cursos de línguas… mais vale passarem um fim-de-semana com ele!
4.Um adolescente que desenvolva as suas capacidades terá no futuro melhores oportunidades (profissionais, académicas, sociais) e estará provavelmente mais protegido de doenças mentais!
Um abraço e não se esqueçam de exercitar o vosso Cérebro!
DG 2011"
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Abraço!
ESTAVA NAVEGANDO NA NET, ENTREI EM VÁRIAS PÁGINAS E AQUI ESTOU. MINHA BUSCA COMEÇOU COM A BIOGRAFIA DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, ASSISTI UM ENTREVISTA NO PROGRAMA ENTRELINHAS E A PARTIR DE UMA FALA DO AUTOR SOBRE FALSAS MEMÓRIAS, ENCONTREI UM ARTIGO SOBRE UM CURSO EM PSICOLOGIA SOBRE O CÉREBRO DOS ADOLESCENTES. PASSEI POR ARTIGO DA VEJA JOVENS E ENCONTREI COISAS DA EDUCAÇÃO...
ResponderEliminarJÁ SOU ADULTA, MAS COMO VOCÊ MESMO AFIRMOU, TENHO MUITAS APRENDIZAGENS À CAMINHO E FOI MUITO INTERESSANTE LER ALGUMAS DICAS ESSENCIAIS PARA PAIS COM SEUS FILHOS ADOLESCENTES.