quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PSD quer disciplina de "educação financeira" nas escolas

Já tinha referido anteriormente que concordo que os alunos aprendam a lidar com o dinheiro (bem como os pais). O PSD também parece vê-lo com bons olhos e decidiu avançar com um projecto para promover a literacia financeira, para alunos (EFA´s incluídos) e mesmo para os desempregados.

Numa primeira análise parece-me exequível e interessante (mas não me admirava se começassem a complicar e nos "tramassem" com mais esta em horas e manobras inventadas para não nos pagarem estas aulas).

É uma notícia do Joranal de Negócios.

"O PSD entregou no Parlamento um projecto em que recomenda ao Governo que promova a literacia financeira como "instrumento de estímulo à poupança e contributo para a diminuição do endividamento das famílias".


Entre as sugestões dos social-democratas está a inclusão da disciplina de Educação Financeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, assim como acções de formação nessa área para os desempregados inscritos no IEFP.

A "incorporação das noções financeiras básicas" deverá ainda abranger os cursos de Educação e Formação (3º Ciclo do Ensino Básico), os cursos profissionais (Ensino Secundário) e os cursos de Educação e Formação de Adultos.

No "prazo mais curto de tempo", completa o diploma, deve ser dada a "adequada formação" aos professores a ser envolvidos nas temáticas da educação financeira de forma a uma implementação bem sucedida desta disciplina nos currículos escolares.

Neste projecto, da autoria do deputado Nuno Reis (eleito pelo PSD no distrito de Braga), é recomendado ao Executivo que "tome as medidas adequadas no sentido de dotar os portugueses de conceitos financeiros básicos, tais como taxas de juro, funcionamento de créditos, direitos e deveres do consumidor, cálculo financeiro, funcionamento das bolsas, câmbios, entre outras noções importantes que contribuam para uma melhor gestão das finanças pessoais".


Literacia financeira dos alunos testada pela OCDE

A OCDE vai testar os alunos de 15 anos sobre os seus conhecimentos sobre finanças pessoais e capacidade para aplicá-los aos seus problemas financeiros. De acordo com um comunicado disponibilizado ontem na página desta organização, este primeiro grande estudo a nível internacional para avaliar a literacia financeira dos jovens será disponibilizado em 2013.

Nesta primeira fase, os estudantes portugueses ficarão de fora deste estudo, que será aplicado em apenas 19 países do conjunto de 65 que participam regularmente nos exames feitos no âmbito do PISA – Programme for International Student Assessment).

No último relatório, divulgado no final do ano passado, Portugal foi o país da OCDE que mais progrediu nestes testes de conhecimentos e aptidões dos alunos no conjunto dos três domínios testados: matemática, leitura e ciências. O melhor resultado de Portugal, face ao relatório de 2006, foi mesmo obtido na matemática.

Na sequência destes resultados, José Sócrates anunciou no Parlamento que no ensino básico, do horário semanal atribuído ao estudo acompanhado, um tempo lectivo passará a ser “obrigatoriamente alocado ao estudo da matemática”."

- - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.