terça-feira, 26 de julho de 2011

Nova ADD apresentada na próxima Sexta-feira

E o "nosso" Ministro acredita que nos vai agradar.

Concordam que a avaliação seja um factor de majoração na graduação?

Eu acredito que deve continuar a ser, embora tema que se vá "generalizar" a nota que der majoração. A cultura do "somos todos colegas, não vamos prejudicar ninguém" deu no que se vê hoje em dia.

Defendo que a avaliação para efeitos de concurso não tenha cotas (bem como para os outros efeitos). Assim, mesmo que não houvesse cota para uma determinada nota, quem a atingisse veria a sua graduação melhorada.

Mas sei que isto não é assim tão simples e que muito haveria a fazer. São muitas pessoas a avaliar, altos, baixos, gordos e magros, filhos de muitas mães (como diria o meu Sargento de instrução), com teorias diferentes sobre a "boa Educação" e critérios nem sempre muito concretos ou aceitáveis.

Para a avaliação ser mais justa deveria ser igual para todos, ser aplicada nos mesmos modos, ser aplicada nos mesmo contextos, ter em conta as mesmas condicionantes... e isto nunca será possível.

Mas pode ser melhor do que a actual, isso de certeza que pode!

"Nuno Crato acredita que novo modelo de avaliação de professores será bem recebido
 
Os sindicatos conhecem o novo modelo na sexta-feira 
O ministro da Educação, Nuno Crato, vai apresentar o novo modelo de avaliação aos sindicatos na próxima sexta-feira, disse à Lusa, manifestando-se convicto de que o mesmo “será bem recebido”.

Falando à margem da cerimónia de celebração dos 12 anos do Pavilhão do Conhecimento, Nuno Crato afirmou ter enviado já uma carta aos sindicatos representativos do sector, convocando-os para uma “sessão de apresentação do essencial do novo modelo de avaliação”, na sexta-feira.

Questionado sobre as principais linhas orientadoras desse novo modelo de avaliação, Nuno Crato não quis adiantar nada, mas afirmou: “julgo que vai ser bem recebido”.

Durante a sua intervenção na celebração do aniversário do Pavilhão do Conhecimento, o ministro que tutela também a Ciência sublinhou que todos os centros e toda a divulgação científica que se faz em Portugal “é importante”.

“Os cientistas portugueses têm adoptados nos últimos tempos uma postura de fazer ciência e olhar para fora e para os jovens, o que é muito importante, pois percebemos que podemos ser bons cientistas e olhar para os jovens”, considerou."

Aliás, a ciência e os jovens são uma aposta de Nuno Crato, que o assegurou quando questionado sobre os jornalistas sobre as medidas do seu ministério para alcançar o “emagrecimento” necessário para ultrapassar a crise.

O objectivo é que “após o período de dificuldades, possamos novamente desenvolver o país com base na ciência e na tecnologia, apostando nos jovens”, afirmou, lembrando que o Pavilhão do Conhecimento é um dos centros Ciência Viva que “tem feiro um trabalho magnífico na divulgação da ciência para todos, mas sobretudo para os mais novos”.

Na cerimónia estavam presentes diversos nomes ligados à área da ciência, entre os quais os anteriores ministro e secretário de Estado da tutela, Mariano Gago e Manuel Heitor, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro, o investigador Alexandre Quintanilha e o físico Carlos Fiolhais."

Abraço!

2 comentários:

  1. A ADD é importante, sem dúvida. Mas do que eu gostaria de saber novidades era: mudanças no estatuto do aluno, novos programas, mais exames onde, etc.
    A ADD (bem ou mal feita) não altera as minhas aulas nem por um segundo, mas essas coisas alterariam muito.

    ResponderEliminar
  2. Se a ADD não tem o poder de alterar as suas aulas dou-lhe os parabéns, é porque já está a fazer um bom trabalho.
    Mas continuo a acreditar que é preciso um polícia para nos ajudar a cumprir a lei, se é que me entende.
    Eu obrigo-me a estar mais atento ao que faço sabendo que estou a ser avaliado. Não o considero como "pressão", é apenas a minha vontade de querer melhorar.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.