quarta-feira, 16 de março de 2011

Vem aí plano nacional de educação financeira?

Espero que sim, pode ser um meio muito importante para melhorar a nossa economia (familiar e não só).

Já existem aulas de empreendedorismo, mas parecem não ter grande impacto (perdoem-me se estou mal informado). A educação financeira ainda tem muito caminho para andar, quanto mais tarde se começar pior.

"O desenvolvimento de um plano nacional de educação financeira e de um centro de mediação e arbitragem de conflitos e litígios financeiros foi proposto esta quarta-feira aos deputados do grupo de trabalho parlamentar de regulação da concorrência e defesa do consumidor.


«Num momento de crise há que proteger as pessoas sobreendividadas», argumtentou António Júlio Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (SEFIN), citado pela Lusa.

A associação alertou para o «desequilíbrio» e «desigualdade» na relação contratual entre os consumidores e as instituições financeiras, apelando para a necessidade de o Banco de Portugal, que regula a atividade financeira, actuar nesta matéria.

«As instituições financeiras praticam os preços que querem. Devia haver uma prévia negociação com as instituições financeiras antes de fazer um contrato uma vez que os consumidores têm dificuldade nos contratos financeiros».

A SEFIN propôs o desenvolvimento de uma estratégia nacional e de um plano nacional de educação financeira, a criação de um centro de mediação e arbitragem para o sector e ainda de «mecanismos regulares» de audição da vontade dos consumidores financeiros.

Ficou ainda o apelo para a importância de os representantes de associações de consumidores participarem em órgãos sociais dos reguladores e supervisores financeiros."
Agência Financeira

- - - - 

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.