domingo, 13 de março de 2011

Protesto Geração à Rasca dá origem a fórum das gerações

Um movimento nas ruas muito expressivo - o descontentamento foi demonstrado!

No governo dizem que  entendem que se proteste, mas que já estão a tratar de tudo, que isto vai ficar uma maravilha (até tenho medo) e que devemos ter calma, que não vai ser bem assim que vamos resolver as coisas. O que é certo é que nada se vê a não ser uma hipoteca do nosso futuro...

E depois da manifestação?

Juntamo-nos e apresentamos ideias! O que poderia ter parado continua e mostra que afinal aqueles comentários do "não querem nada" passaram ao lado.


"A página na rede social Facebook sobre o protesto de ontem da "geração à rasca",
 que levou milhares às ruas em várias cidades do país, desapareceu para dar
origem a uma outra designada Fórum das Gerações-12/3 e o Futuro.


Depois de cerca de 300 mil pessoas terem participado, só em Lisboa e no Porto, do protesto de ontem, os jovens que estiveram na origem da manifestação acharam que era hora de começar a debater ideias e apresentar propostas concretas, resume uma das organizadoras, Inês Gregório.

“Trezentas mil pessoas é muito potencial humano e interventivo”, sublinha. Aos emails dos organizadores chegaram muitas mensagens de pessoas que foram à manifestação e perguntam:“E agora?”. Inês Gregório, licenciada em História de Arte, nota que “demonstrar descontentamento é muito importante, mas tem que ser consequente”.

Há quem reclame novas manifestações, mas os jovens que estiveram na origem do protesto propõem que a fase seguinte seja “criar fóruns de debate para apresentar propostas concretas”. Em tempo de rescaldo da manifestação estão marcadas duas reuniões na terça e quarta-feira, em Lisboa e no Porto, para passar a esta fase seguinte. O objectivo final é sabido: “Queremos melhores condições no trabalho, o reconhecimento da capacidade de quem trabalha”.

O debate vai começar, no início, nas redes sociais, mas a ideia é sair da Internet e englobar muitas das pessoas de todas as gerações que compareceram ao protesto e cujo “capital de ideias, experiências laborais e políticas não pode ser desperdiçado”.

Na página já havia vários tópicos de discussão abertos. Num deles, empreendedorismo, lia-se que se aceitam propostas para a criação de pequenas e médias empresas, com vista à criação de novos postos de trabalho; em reforma das instituições políticas, sugere-se a ideia de dar a possibilidade a movimentos cívicos de concorrer a actos eleitorais."

Público

- - - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.