quarta-feira, 9 de março de 2011

Este colega não era "boy"?

Não vou comentar, deixo-vos apenas 2 notícias: uma sobre a demissão e outra sobre a "resposta" da FENPROF.

"Coordenador da DREC demitido depois de criticar modelo de avaliação

TSF


O professor Ernesto Paiva foi demitido do cargo de coordenador da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) depois de ter contestado o novo modelo de avaliação dos docentes.

O docente da Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, assinou um documento que contestava o novo modelo de avaliação dos professores. Uma atitude de terá sido interpretada pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) como uma «quebra do dever de lealdade».


Em declarações à TSF, o professor e militante socialista, Ernesto Paiva, revelou-se bastante surpreendido com a demissão do cargo de coordenador da DREC, apesar de ainda não ter sido notificado oficialmente.

«O que sei até agora é que cessaria a minha colaboração com a Direcção Regional na qualidade de coordenador da equipa do pré-escolas de Coimbra. Fiquei bastante surpreendido porque isso vem na sequência de ter assinado um documento que contesta a avaliação dos professores», explicou.

«Mas fi-lo na qualidade de professor da Escola Dona Maria. Assinei e achei que não teria cometido [qualquer acto] de deslealdade ou falta de solidariedade em relação à DREC», acrescentou Ernesto Paiva.

A TSF falou também com a directora da Escola Infanta Dona Maria, Maria do Rosário Gama, que disse não entender que o professor tenha sido penalizado por assumir uma opinião de uma forma «discreta».

«Lamento profundamente porque é um colega excelente e como elemento da equipa de apoio às escolas também desempenhou um papel excelente porque cumpriu rigorosamente a política do Ministério da Educação. Pensava que só pelo facto de tomar esta decisão não iria haver penalização, mas há», sublinhou.

Maria do Rosário Gama confirmou ainda que a surpresa com esta demissão é partilhada por responsáveis de outros estabelecimentos de ensino.

«Os directores das escolas também estão perplexos com esta decisão, têm-me telefonado a perguntar 'então não tomamos posição' mas neste momento não temos momenton não temos formalmente conhecimento de nada», frisou Maria do Rosário Gama, acrescentando que depois disso vão reunir para decidir o que fazer.

A TSF procura, ainda sem sucesso, ouvir os responsáveis da DREC, que remete para o Ministério da Educação quaisquer esclarecimentos ou comentários sobre o afastamento do professor Ernesto Paiva."

- - - - -

"Fenprof acusa DREC de preferir 'boys" a pessoas competentes

LUSA


O secretário-geral da Fenprof criticou hoje a decisão da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de afastar o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, afirmando que aquelas estruturas preferem "boys" a pessoas competentes.

"As direções regionais de Educação preferem sempre os 'boys' às pessoas competentes", afirmou à Lusa Mário nogueira em reação à notícia de que a DREC afastou o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, Ernesto Paiva, depois de o professor ter assinado um documento, que circulava na sua escola, contra o modelo de avaliação de desempenho.

"A escola [onde Ernesto Paiva é professor] tomou uma posição face àquelas que são as consequências da avaliação no funcionamento e na organização da escola. Ele, como docente, subscreveu a posição que a sua escola aprovou. Acho que isto é perfeitamente normal", defendeu o sindicalista."

- - - - - - -

Eu disse que não ia comentar, mas não posso deixar de referir que o sr. Eng. Sócrtates advoga que o seu partido é de muitas opiniões e todos são livres de exprimí-las... Será que vai convidar este colega para jantar? (Como diz o outro, vocês sabem do que eu estou a falar...)

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.