quinta-feira, 10 de março de 2011

As redes sociais e a Educação

Não pretendo com este artigo fazer oposição ao que publiquei recentemente - Ainda faz sentido o lápis e o papel? Até quando? - pelo contrário, é um complemento.

O professor é e vai continuar a ser o elemento mais importante da Escola/Educação. Mas um professor que não acompanha as novas tendências/metodologias corre o risco de ficar para trás. O equilíbrio pode existir!



E se serve para melhorar, é bom! Pedagógico é o que funciona...


O artigo é de Eduardo Miguel Soares, no Correio do Minho:



"As redes sociais já foram consideradas o futuro da internet. O futuro, portanto, chegou. E com ele uma dúvida: agora que as redes já são uma realidade, o que esperar delas? Com a web cada vez mais interactiva e social, penso que passaremos por um período em que surgirão diariamente novas alternativas de suporte para as redes sociais.


Neste sentido, a portabilidade pode ser um primeiro e importante passo em direcção ao futuro. Assim , educação não pode, portanto, evitar o computador e filtrar sites como o Facebook e YouTube. Educar é preparar para usar bem, com critério, ética e responsabilidade. Ferramentas como YouTube alteraram a concepção de audiência, já que os comentários podem tanto ser voltados aos contactos do autor quanto a todos os interessados em determinado tema. Este é um caminho fantástico para a troca de informações em larga escala. É aqui que o Ensino encontra a tecnologia.

Tudo indica que, no futuro, redes sociais e educação encontrar-se-ão frequentemente Novos recursos serão colocados nas actuais redes sociais porque, mesmo que esses sites não tenham sido criados para fins educacionais, os professores reconheceram o potencial dos mesmos para o ensino.

A expectativa é que, além de contribuir com a educação, as redes sociais possam estimular também mudanças positivas nos métodos e nas formas de ensino, aprendizado e estudo. Se o que era futuro já virou presente, o que está a ser construído agora é uma rede de futuras possibilidades. Temos uma auto-estrada híbrida a nossa frente.Redes Sociais e Ensino lado a lado.Já existem bastantes experiências em diversas escolas no âmbito das redes sociais, digamos que com o potencial tecnológico

Que as nossas escolas e o governo têm vindo a providenciar, temos recursos mais que capazes para podermos integrar estes meios de comunicação no ensino, visto que o caminho para a dinamização do mesmo não passa só pela requisição de recursos, passa também pelo aproveitamento que damos aos recursos que já temos.A grande vantagem das redes sociais é a troca de informação interactiva, fácil e rápida, características que são drasticamente importantes na Educação.

Defendo as redes sociais no ensino, pela optimização do mesmo. Já agora, apelo aos 'developers' do software e da web - Porque não uma 'rede social' direccionada para o ensino?

Cada vez mais o formato de papel tem vindo a tornar-se obsoleto e com uma rede social dedicada ao ensino o utilizador poderia fazer uma partilha de ficheiros e de informação exclusiva, respectiva ao mesmo, para tornar a pesquisa e a portabilidade de informação mais fácil para utentes e docentes. Este conceito pode ser um pouco utópico, se estivermos a falar de uma plataforma universal, mas creio que é facilmente exequível."

- - - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.