sexta-feira, 11 de março de 2011

Proposta retirar do Estado gestão educação preocupa CONFAP

Pelo que pude perceber, o PSD acredita nos "cheque-ensino": os pais escolhem a escola para os filhos. Em vez de finaciarem as ecolas, dão financiamento aos pais.

É um desafio que a escola pública não está preparada para aceitar, pois o seu funcionamento actual não se pode igualar ao das privadas. O poder de decisão é limitado, não têm autonomia, não podem contratar quem querem...

Se forem geradas condições de transição, pode ser uma boa medida para melhorar o ensino. Se for mais uma decisão em cima do joelho (como já estamos habituados a ver e sentir na pele) pode ser um verdadeiro caos.

É uma notícia do Diário Digital:

"As associações de pais consideraram hoje que retirar ao Estado a gestão da Educação é uma medida preocupante, redutora e má, que acaba com a função social do Estado e põe em causa a equidade do ensino.

Comentando a proposta de um grupo de empresários para o programa económico do PSD, Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), classificou-a de «redutora e má».

Trata-se de uma proposta «muito do lado das empresas e pouco de quem devia ter um olhar mais profundo sobre a educação», considera o responsável, que afirma ter «confiança na liderança atual do PSD» e acreditar que aquelas «não serão medidas a incluir num programa de governo»."

- - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.