domingo, 27 de março de 2011

LOL e OMG entram no dicionário britânico

De tanto se usar passa a integrar o dicionário. Pode-nos (a nós, mais "velhotes") parecer estranho, mas se ouvirmos os jovens e muitos adultos jovens podemos identificar muitas expressões que ganham força depois de usadas muitas e muitas vezes.
Por um lado pode ser um "desrespeito" à língua original, mas por outro é a força da evolução. E o digital veio para ficar...

Actualizem-se... não sejam como eu que destas só conhecia o "LOL", dos meus tempos de "chats" e vida com menos responsabilidades.

"A cada actualização do Oxford English Dictionary são introduzidos novos termos que mostram a evolução da língua e as influências que a fazem avançar. Este ano não é excepção e da lista de 900 novos termos a incorporar no dicionário britânico constam algumas novidades que tornam bem claras as influências das redes e serviços sociais na evolução da língua inglesa.


LOL (Laughing Out Loud ou rir bem alto) já é quase um clássico da comunicação online e por mensagem de telemóvel e ganha finalmente direito a um lugar no dicionário britânico. OMG (Oh My God ou "Ó meu Deus"), aparentemente mais recente, também vai ganhar espaço na lista de palavras com direito a significado descrito no dicionário Oxford.

Há mais duas expressões que entram no dicionário e que obedecem à mesma lógica: BFF (Best Friends Forever ou melhores amigos para sempre) e IMHO (In My Humble Opinion ou na minha modesta opinião).

Os responsáveis do dicionário admitem que as expressões estão fortemente associadas às comunicações electrónicas e por essa via ganharam um lugar de relevo na linguagem corrente.

Também sublinham que, se bem que a entrada destes termos na linguagem corrente é recente, a origem da sua utilização é antiga. OMG terá sido usado pela primeira vez em 1917 e LOL em 1960. O primeiro numa carta pessoal, o segundo para abreviar uma expressão que hoje já não traduz: Little Old Lady.

Recorde-se que já no ano passado - e nos anos anteriores - as expressões ligadas à Internet têm tido peso preponderante nas novas entradas do dicionário. Em 2010 só o Twitter e as experiências associadas à plataforma asseguraram várias entradas: Tweetup, que expressa a intenção de encontro ou reunião, junta-se a Twitterati ou Twitterverse.

A palavra do ano foi no entanto Unfriend, ou "desamigar", que significa retirar alguém da lista de amigos na rede social. "
TeK

- - - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.