sexta-feira, 25 de março de 2011

Universidade de Aveiro abre curso de Medicina

"A Universidade de Aveiro (UA) abre na próxima segunda-feira as inscrições para o novo curso de Medicina, que vai arrancar no próximo ano lectivo com 40 vagas, anunciou hoje a instituição.


As candidaturas decorrem até 1 de Abril e serão formalizadas exclusivamente online, através do sítio da UA na internet, de acordo com a mesma fonte.

Esta formação de quatro anos, realizada em articulação com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade de Porto, tem como objectivo «formar clínicos que estejam à altura dos novos desafios colocados aos sistemas de saúde, nomeadamente o envelhecimento acentuado da população, a pluripatologia e a incapacidade».

Dirigido a licenciados de qualquer área científica que demonstrem um elevado nível de aptidões científicas, este novo programa de formação contemplará a formação clínica em hospitais e em centros de saúde da região.

Os parceiros da UA na formação de clínicos são o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (englobando os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja), o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, o Centro Hospitalar de Tondela - Viseu, os hospitais de Anadia e de Ovar, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, da Tocha, e os agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da região de Entre Douro e Vouga.

Caso estas unidades não disponham das valências necessárias, o recurso principal será o Hospital Geral de Santo António e os seus parceiros do Centro Hospitalar do Porto, assim como outros hospitais parceiros do ICBAS.

«A rede assistencial hospitalar de suporte para este programa de formação conta assim com mais de mil camas em unidades onde são prestados os cuidados que, no dia a dia, a maioria dos cidadãos necessita», adianta a UA.

Numa primeira fase, serão seleccionados 200 candidatos através de um conjunto de provas de aptidões cognitivas, a realizar na UA, entre 16 e 18 de Abril.

A segunda fase do processo de selecção consiste numa prova de aptidões científicas, que terá lugar em Junho, e na ponderação da titularidade de outros graus académicos.

Desta fase sairão os 80 melhores candidatos. Finalmente, os 40 futuros alunos serão escolhidos após a realização de um conjunto de entrevistas e na ponderação da participação em actividades de voluntariado e da experiência profissional.

O curso de Medicina da Universidade de Aveiro foi aprovado em Dezembro de 2009 pelo ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, que o considerou inovador por resultar de um consórcio entre a UA e a Universidade do Porto."
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.