segunda-feira, 14 de março de 2011

Desporto Escolar: Menos modalidades nas escolas

Mais um ataque ao Desporto Escolar.

Se fossem declarações de outras pessoas até podia pensar que estavam a tentar melhorar, mas vindo deste nosso ministério já sabemos como é...

"As notícias que apontam para o fim do Desporto Escolar são "infundadas", mas o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, defende uma redução do número de modalidades do programa. O objectivo é "aumentar a sua eficiência e visibilidade", de modo a não prejudicar "a totalidade do programa"." - Não acaba! Mas reduz-se o número de modalidades para melhorar a eficiência e visibilidade? Ou para reduzir o número de professores?


"Alexandre Ventura, que presidiu em Vila Nova da Barquinha à cerimónia de entrega de prémios da prova de corta-mato nacional (que reuniu 1500 alunos), afirmou que "a proliferação de modalidades não beneficia a concentração no que é mais importante". O objectivo da redefinição estratégica, explicou, é "articular mais o Desporto Escolar com os clubes, secretaria de Estado da Juventude e Desporto, desporto federado e associações profissionais do sector, de modo a criar sinergias que beneficiem o desporto em geral, independentemente de quem o promove"." Esta articulação até pode ser boa, mas a desconfiança não me sai da mente... E a proliferação não pode ser boa? E se der oportunidades aos alunos de praticarem modalidades que não têm disponíveis fora da escola? O Desporto Escolar não é necessáriamente para formar campeões, há muito mais para aprender.

"O secretário de Estado garante que o Governo vai "manter a duplicidade de alocação" ao Desporto Escolar de créditos lectivos e não lectivos, não desinvestindo na qualidade da oferta, nos recursos humanos e financeiros que lhe estão alocados"." Será mesmo que não vai desinvestir nos recursos humanos e financeiros?

"O Desporto Escolar envolve, todos os anos, cerca de 160 mil alunos (dez por cento do universo dos ensinos Básico e Secundário), que competem a nível local, regional e nacional. Futsal, voleibol, badminton, natação, basquetebol e ténis de mesa são as modalidades mais praticadas." E pelos vistos não vale a pena competirem noutras que não estejam na moda... 

Correio da Manhã

- - - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.