sexta-feira, 18 de março de 2011

Ministério assegura que há condições de frequência dos laboratórios escolares

Em comunicado


Arriscando uma piada de mau gosto, por cá não temos centrais nucleares: temos laboratórios!

"Ministério assegura que há condições de frequência dos laboratórios escolares
Público


O Ministério da Educação garantiu hoje que estão garantidas as condições para a frequência de todas as disciplinas nos laboratórios das escolas portuguesas, depois do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) questionar as regras de segurança.

Sindicalistas citam estudo que aponta falhas de segurança
De acordo com a estrutura sindical, que cita um estudo realizado em 2010, abrangendo 277 escolas do centro do país, os laboratórios escolares estão “longe de respeitarem todas as regras de segurança”, sendo necessário “corrigir anomalias” e ouvir os docentes nesse sentido.

Em nota enviada à agência Lusa, o Ministério da Educação afirma desconhecer o estudo mas assegura que “estão garantidas as condições para a frequência de todas as disciplinas” nos laboratórios dos estabelecimentos de ensino nacionais.

Hoje, o dirigente do SPRC, Luís Lobo, disse que “em muitos casos as escolas não estão preparadas para actividades de laboratório de química”, explicando que estas salas “são mais indicadas para aulas do ensino básico”.

Algumas das lacunas detectadas, precisou o dirigente do SPRC, “têm a ver com falta de extintores, mantas anti-fogo, portas de emergência ou chuveiros lava-olhos”.

O sindicato, com sede em Coimbra, chegou a estas conclusões na sequência daquele estudo, envolvendo 46 por cento dos estabelecimentos públicos da região: EBI, EB2,3, EB2,3/secundário, secundárias/3ºCEB e secundárias.

“Do levantamento realizado e que tem uma cobertura da generalidade das escolas da região com ensino secundário, confirmaram-se as suspeitas relativamente a regras elementares de segurança que não são garantidas”, refere."

- - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.