segunda-feira, 7 de março de 2011

Avaliação externa conclui que leis melhoraram respostas no ensino especial

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"Avaliação externa conclui que leis melhoraram respostas no ensino especial
TSF


A avaliação externa à legislação que regula a educação especial conclui que a escola está mais inclusiva e que há maior qualidade. Porém, pais e professores apontam falhas ao estudo.

Uma escola mais inclusiva com um ensino de maior qualidade e um maior envolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais. Estas são algumas das conclusões da avaliação externa feita à legislação que regula a educação especial.

Contudo, os professores apontam algumas falhas neste estudo, com os pais a notarem que o sistema ainda tem algumas questões por resolver.

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) admite que muito caminho foi feito, mas Albino Almeida considera que há problemas que persistem, nomeadamente com a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde.

O presidente da CONFAP diagnosticou ainda «grandes dificuldade das escolas» relacionadas com o «pessoal especializado nesta matéria», a «criação de unidades especiais e a relação entre professores e horários».

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) considera que o estudo não abarcou todas as questões, como por exemplo «o número de alunos por turma», o facto de mais de metade dos professores serem contratados, sendo que «muitos não têm sequer experiência no regular quanto mais na educação especial».

Mário Nogueira defende ainda a necessidade de melhorar a abordagem na educação pré-escolar e considera que mega-agrupamentos vão desumanizar as escolas."

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