"Avaliação externa conclui que leis melhoraram respostas no ensino especial
TSF
A avaliação externa à legislação que regula a educação especial conclui que a escola está mais inclusiva e que há maior qualidade. Porém, pais e professores apontam falhas ao estudo.
Uma escola mais inclusiva com um ensino de maior qualidade e um maior envolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais. Estas são algumas das conclusões da avaliação externa feita à legislação que regula a educação especial.
Contudo, os professores apontam algumas falhas neste estudo, com os pais a notarem que o sistema ainda tem algumas questões por resolver.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) admite que muito caminho foi feito, mas Albino Almeida considera que há problemas que persistem, nomeadamente com a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde.
O presidente da CONFAP diagnosticou ainda «grandes dificuldade das escolas» relacionadas com o «pessoal especializado nesta matéria», a «criação de unidades especiais e a relação entre professores e horários».
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) considera que o estudo não abarcou todas as questões, como por exemplo «o número de alunos por turma», o facto de mais de metade dos professores serem contratados, sendo que «muitos não têm sequer experiência no regular quanto mais na educação especial».
Mário Nogueira defende ainda a necessidade de melhorar a abordagem na educação pré-escolar e considera que mega-agrupamentos vão desumanizar as escolas."
- - - -
Sem comentários:
Enviar um comentário
Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.