segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portas a favor da avaliação dos professores e alunos

Também eu, sr. Dr. Portas, também nós!

O complicado é arranjar um modelo que sirva para todos e gere consenso. E é aí que discordo(amos?) consigo: “Há outros modelos de avaliação dos professores que estão em vigor que foram consensualizados, que não geram conflitos e que permitem uma avaliação objectiva, justa e exigente dos docentes” - não estou bem a ver a qual se refere.

Eu já tentei lançar a discussão/sugestão mas sou "pequeno" - o que consegui foi nada ou quase nada. Mas uma discussão séria a nível geral pode trazer "fumo branco"...

E rever o currículo, cargas horárias, o papel real da escola...
Uma nptícia do Público:

"O líder do CDS-PP disse hoje em Mafra que é a favor da avaliação das escolas, incluindo a dos professores e dos alunos, para introduzir mais exigência no sistema educativo.

“Sou totalmente a favor de uma avaliação justa, objectiva, exigente quer da escola, quer dos alunos, quer dos manuais, quer dos currículos, quer dos professores”, afirmou aos jornalistas Paulo Portas.

“Há outros modelos de avaliação dos professores que estão em vigor que foram consensualizados, que não geram conflitos e que permitem uma avaliação objectiva, justa e exigente dos docentes”, sublinhou.

O líder do CDS-PP falava à entrada para uma conferência onde ia falar aos alunos da escola secundária José Saramago, de Mafra, sobre “A Europa, os jovens e o Futuro e a Educação”.

A oposição parlamentar aprovou a revogação do actual sistema de avaliação de desempenho dos professores com os votos favoráveis de PSD, PCP, BE, PEV e CDS-PP e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira.

Em matéria de educação, Paulo Portas mostrou-se a favor de uma revisão curricular, que privilegie o português e a matemática, bem como a redução do número de disciplinas.

"Eu não sou a favor de horários demasiado carregados nem de aulas demasiado longas, porque perde-se eficácia e atenção”, disse, acrescentando logo de seguia que é “a favor que certas áreas que ocupam tempo nos currículos, como a Área Projecto, dêem lugar a um maior investimento no português e na matemática porque são as disciplinas em que os jovens têm maiores dificuldades”."

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Abraço!

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