Não é o fim do Desporto Escolar como se chegou a temer. Não morre, mas foi ferido com alguma gravidade.
É uma restruturação, com regras novas para serem aplicadas e outras para serem melhor cumpridas.
Mas não se deixem enganar: o objectivo é a poupança!
A. Começando pela carga horária disponível, 24 000 horas (assim de repente até parece muito) são (24 000:22) 1091 horários. Fala-se actualmente (não consigo confirmar) em 1500 horários, pelo que a redução (e isto olhando apenas ao lado bruto dos dados) é de 409 horários.
Pode parecer pouco, mas é bastante significativo. Os mais graduados nem sentirão a diferença, mas nós que estamos mais para baixo na lista sabemos bem que é mais do que suficiente para ficarmos sem colocação...
Estes 24 000 tempos são distribuídos, por critérios que desconheço, pelas DRE's.
B. Segundo o ponto 3,
"Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, os projectos aprovados no âmbito doprograma de desporto escolar para 2009/2013 só poderão ter continuidade mediante apresentação de novo projecto para 2011/2013, tendo em conta as prioridades seguintes:
a) Modalidades que em 2010/2011 tiveram presença em quadros competitivos
regionais, nacionais ou internacionais;
b) Modalidades que tenham protocolos e/ou acordos com entidades desportivas
federativas, municipais ou locais;
c) Modalidades, que não se enquadrem nos números anteriores, mas cujas instalações
desportivas existentes na escola tenham sido objecto de requalificação ou construção
nos últimos 5 anos;
d) Outras situações."
Para os melhores, para os que têm acordos com entidades desportivas, para os que não estão enquadrados nestas situações por só há pouco tempo terem condições para a pratica de determinadas modalidades (interpretam como eu?) e depois as restantes situações.
Os novos projectos serão também analisados à luz destes critérios.
C. Um grande corte nas actividades não competitivas: passam para a actividade interna. Estão em risco...
D. Quanto à carga horária,
"a) Um crédito de três tempos lectivos, por grupo equipa, para as modalidades referidas nas alíneas a) a c) do n.º 3;
b) Um crédito de dois tempos lectivos, por grupo equipa, para as modalidades referidas na alínea d) do n.º 3;
c) Um crédito de três tempos lectivos, por grupo equipa que apenas integre alunos com necessidades educativas especiais."
Passamos de 4 para 3 ou mesmo para 2 quando são modalidades referidas na alínea d) do n.º 3 (outras sitiações). Quantas para treino e quantas para os jogos? Não sei.
Serão 2 tempos para treino e 1 para as competições? É pouco para treinos se assim for. E as deslocações com as equipas levam-nos muito tempo e muitas vezes são ao sábado. No ano passado gastei mais do que a soma de todas as horas para a competição de todo o tempo que trabalhei naquela escola. Mas reconheço que noutros anos nem sempre aconteceu.
Esta situação devia ser tida em conta para quem continuasse apurado para as fases seguintes de competição, nem que fosse contemplado com horas extra, visto que são estes que gastam mais tempo com as saídas para competições.
E. 18 alunos inscritos, no mínimo, num grupo/equipa, com excepção dos desportos náuticos e dos que envolvem apenas alunos com necessidades educativas especiais, onde podem ter só 8 alunos.
Há escolas mais pequenas e outras com menos tradição em determinados desportos onde vai ser difícil conseguirem estes mínimos.
Mais complicado é conseguirem 12 alunos por treino. E é um requisito obrigatório.
As escolas não têm a tradição de dar atenção à distribuição dos tempos do Desporto Escolar. Quantas vezes nem aparecem no horário de trabalho?
Para termos 12 alunos num treino é preciso que hajam tempos distribuídos pelos horários da escola onse seja possível ter várias turmas sem outra actividade. Não podem ser as "horas de almoço" (se não se marca a educação Física logo a seguir ao almoço...) nem interessam muito os últimos tempos ou os primeiros da manhã, a adesão é fraca.
Há disciplinas que, pela sua necessidade de espaços específicos, devem ser as primeiras a ver o seu horário distribuído. Falo da Educação Física, claro, mas também de Ciências (laboratórios), de disciplinas artísticas e outras. Com a Educação Física tal dificilmente acontece. Com as outras não sei, estou informado...
Um relatório por período sobre as presenças, competições, e outros aspectos já se faz. A novidade poderá ser a entrega deste ao Director de Turma para ser divulgado aos pais. Concordo. Os pais têm direito de saber e assim poderão levar mais a sério a participação dos seus filhos nas equipas.
F. Agora os prazos, apertados: As escolas têm 15 de Maio para apresentar novos projectos ou a reformulação dos existentes`; Depois DRE's, DGIDC, Governo e de volta às Escolas até 15 de Junho.
É pouco tempo para nós, 15 de Maio está já aí. Criar alianças com entidades desportivas neste tempo é (quase) impossível. Reformular ou criar novos projectos não é "do pé para a mão"...
Há mais no despacho. Se quiserem consultá-lo na íntegra podem fazê-lo aqui. E há mais para dizer: façam-no nos comentários ou mandem-me um e-mail, sou "todo ouvidos" (ou "todo olhos").
Boa sorte para o Desporto Escolar. Já teve melhores dias... Como disse acima, não morreu, mas foi ferido com alguma gravidade...
Abraço!
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