segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Parvo é o país onde para se ser escravo tem que se estudar"...

Andamos nós a enganar os nossos filhos e alunos com o "estuda para seres alguém na vida". Estudar para quê? Como diz na letra da nova música (já é um sucesso) dos Deolinda, "parvo é o país onde para se ser escravo tem que se estudar"...

É uma notícia do Público:
"São cada vez mais no mercado de trabalho, mas o seu bilhete de entrada para o "maravilhoso" mundo dos que conseguem emprego tem sido pago, sobretudo, à custa da precariedade. Na última década, o número de diplomados com vínculos precários - contratos a termo, recibos verdes ou outras formas atípicas de contrato, sem contar com os estágios não remunerados e os bolseiros - mais do que duplicou."

- - - -

E outra, também do Público:

"Jovens com menos de 35 anos, uma maioria de mulheres, na maior parte dos casos à espera de colocação há menos de um ano. Em Junho de 2010 havia cerca de 43 mil diplomados inscritos no centro de emprego - mais 15 por cento do que um ano antes. E é este o seu retrato. Continuam a ser uma pequena fatia do universo dos que não têm trabalho (oito por cento). Mas o número de desempregados com um curso superior aumentou. E a um ritmo maior do que o registado no desemprego em geral, que subiu 12 por cento, segundo um relatório do Ministério da Ciência e Ensino Superior divulgado esta semana."


Abraço!

3 comentários:

  1. Geração "casinha dos pais"!...
    A verdade é que o nosso país gasta dinheiro a formar jovens e depois não os aproveita. Um verdadeiro desperdício!
    O meu filho fez o mestrado em engenharia biomédica e, felizmente, encontrou no governo Francês " UBIFRANCE", pelo Ministério do Comércio, uma saída para o mundo do trabalho, embora trabalhe numa empresa Belga.
    Tenho pena que Portugal desperdice jovens com valor e que estão a ser aproveitados por outros países para fazer desenvolver a sua economia. Vejam o que está a fazer a Alemanha!
    Portugal corre o risco de perder irremediavelmente os jovens, que conhecendo outras oportunidades e adaptando-se ao meio só virão a Portugal em férias. Será talvez o melhor futuro para economia Portuguesa, o Turismo.
    Mª José Marques

    ResponderEliminar
  2. A censura existe..Porque razão as rádios não passam a canção dos Deolinda , assim como não passaram nem passam as canções do Paco Bandeira(TGV) e a dos Xutos que fala sobre o 1º ministro?
    Só há uma razão , a CENSURA existe, os média estão vendidos á censura de Sócrates.
    JNunes

    ResponderEliminar
  3. JNunes,

    Já a ouvi na rádio, na Antena 3, não sei se outras também o fazem. Mas não é lá muito agradável ao Governo, concordo...

    Abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.