sexta-feira, 8 de abril de 2011

Passos defende «parceria» público-privada na Saúde e Educação

Convém estarmos atentos às políticas educativas dos partidos que poderão, num futuro muito recente, pegar no leme do país.

Passos Coelho tem lançado as suas opiniões e não sei se acredito que sejam as melhores.

Se pudermos escolher entre uma Escola pública e uma privada, as duas com os mesmos custos para nós, a escolha, nos moldes actuais, parece-me evidente.

Para que a escolha passe por uma pública, muito tem que mudar. Se não, podem passar a ser escolas de "sobras", com os alunos que as privadas não quiseram...

Será que vai ser um incentivo para melhorarem? Mas para melhorarem têm que ter algum poder nas contratações, na escolha de alunos, na gestão dos meios...

Neste momento não seria um desastre?



"Presidente do PSD defendeu ainda que Portugal precisa de uma estratégia para o crescimento da economia que inclua uma reforma da justiça
Tvi24

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu, esta quinta-feira, que deve haver o que apelidou de «parceria» entra a oferta pública e a oferta privada nos setores da educação, saúde e ação social.

Durante uma conferência na Universidade Lusófona, Passos Coelho deu como exemplo o que se passa atualmente com os alunos que optam pelo ensino superior privado, que considerou ser uma injustiça. «Aqueles que hoje estão no ensino público beneficiam de um custo, porque têm um pagamento beneficiado pelo Estado, que aqueles que precisam de recorrer ao ensino não público têm de enfrentar», apontou, citado pela Lusa.

«E então o absurdo é que Estado, em nome da igualdade de oportunidades e da garantia de que o próprio Estado deve dar de uma rede pública de ensino para que todos possam aceder à formação, acaba por estar a transferir dos impostos» de todos um benefício para alguns, disse, acrescentando: «é uma perversão» e «tem de ser alterado».

Mais à frente na intervenção, o presidente do PSD defendeu que deve haver «um contrato de parceria com a sociedade» e que essa «parceria» deve partir do princípio de que os serviços públicos não têm de ser desempenhados pelo Estado.

Segundo Passos Coelho, na educação deve haver «uma rede nacional de ensino» que inclua as escolas públicas e as privadas, sendo essa oferta «vista em conjunto».

O presidente do PSD defendeu ainda que Portugal precisa de uma estratégia para o crescimento da economia que inclua uma reforma da justiça e uma redução da carga fiscal sobre o trabalho e sobre as empresas.

De acordo com o presidente do PSD, a União Europeia preocupa-se também com isso, porque o pagamento dos empréstimos feitos a Portugal depende do crescimento da economia portuguesa."



Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.