segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ministério nega suspensão do processo de fusão de escolas

Corre a notícia que o processo de fusão de escolas (os tais mega-hiper-agrupamentos) foi suspensa. Fiquei mais confiante no futuro, com mais emprego. Mas durou pouco.

Agora na Rádio Renascença fontes do nosso ministério "garante que o processo não sofreu alterações, embora não saiba dizer qual o calendário dos encontros para definir os agrupamentos."

Agora se isto é conversa da treta daquela a que já nos habituaram não sei...

Espero que se deixem de "mega-hiper-ideias" e não olhem para a Educação como um negócio que tem que apresentar lucros. Ou melhor, lucros tem que apresentar, mas não monetários: a formação de bons cidadãos é a maior riqueza que o país podde ter. O resto vem logo a seguir!

Mas a questão é económica, por isso vão ter que poupar estes 450 milhões de que se fala. Se não nos tramam por um lado, tramam-nos por outro!

Mal por mal, prefiro estar colocado e dar-lhes 5% dos meus "luxuosos" 650 euros ao fim do mês... Apesar de haver muito para cortar em tantos lados antes de terem mesmo que chegar a este ponto, só não há a coragem necessária para isso!

Deixo-vos as duas versões a da suspensão e a da sua negação:  

"Fusão de escolas suspensa devido a chumbo do PEC 4
O reordenamento da rede escolar visava poupar 450 milhões de euros ao Estado.

O Governo suspendeu o processo de fusão das escolas. O Ministério da Educação cancelou reuniões com as autarquias e escolas para a constituição dos 170 mega agrupamentos.

A notícia é do “Correio da Manhã”, segundo o qual o chumbo do PEC 4 estará na origem da decisão do Governo.

O jornal conta ainda que coube ao secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, cancelar os encontros com os municípios e as escolas.

Com o reordenamento da rede escolar, o Governo previa poupar ao Estado 450 milhões de euros.

Na reacção, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, já disse temer que o pacote de medidas negociado pela “troika” vá ainda mais longe."


&
"Ministério nega suspensão do processo de fusão de escolas


Fonte do Ministério de Isabel Alçada, contactada pela Renascença, garante que o processo não sofreu alterações, embora não saiba dizer qual o calendário dos encontros para definir os agrupamentos.




O Ministério da Educação desmente a notícia da suspensão do projecto dos mega agrupamentos escolares.

Fonte do Ministério de Isabel Alçada, contactada pela Renascença, garante que o processo não sofreu alterações, embora não saiba dizer qual o calendário dos encontros para definir os agrupamentos.

O presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, garante, por seu lado, não ter sido informado de qualquer suspensão das reuniões para a reorganização escolar.

Segundo o jornal “Correio da Manhã”, o chumbo do PEC 4 terá levado o Executivo a suspender as reuniões com as autarquias e os estabelecimentos de ensino para a constituição de 170 mega agrupamentos, que vão fundir várias escolas."  




Abraço!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.