quarta-feira, 27 de abril de 2011

E não é que ela (MLR) ainda anda aí...

Quem é que é boa e andou com isto para a frente?

Para quem pensava ter-se livrado da peça, tomem lá esta (nem vou comentar, não vale a pena...):

"“Suspensão da avaliação de professores foi um episódio sem significado no longo prazo”

Ex-ministra da Educação diz que o problema não é o modelo que desenhou mas a rejeição da avaliação por parte dos professores.



Maria de Lurdes Rodrigues, em entrevista ao Económico, desvaloriza a suspensão da avaliação de professores por não ter impacto no longo prazo. "O problema não é o modelo, mas a rejeição da avaliação", sustenta.

Com que sensação ficou quando soube que, à última da hora, o Parlamento travou a avaliação de professores que tantas dores de cabeça lhe deu?
Tenho um grande distanciamento em relação aos factos políticos do quotidiano. Enquanto estive à frente do Ministério da Educação houve várias tentativas para suspender a avaliação, faz parte do jogo político. Estou mais preocupada com o olhar de fundo e o que se passa é, apesar de tudo, muito gratificante e encorajador. Foi possível melhorar a educação, a qualidade das aprendizagens, os resultados escolares e a eficiência. Fez-se a prova de que com políticas adequadas e o envolvimento dos diferentes agentes é possível mudar as tendências de fundo.

Têm melhorado assim tanto?
Nos resultados do PISA melhorámos, descemos brutalmente o abandono precoce...

Mas Portugal continua a ser o segundo país da UE com o maior abandono escolar.
É verdade, mas tínhamos mais de uma década de estagnação nos 40% e, em sete anos, foi possível decrescer 12 pontos percentuais.

Explicou que era essencial avaliar os professores. A avaliação que delineou ficou suspensa. Em que ficamos?
Temos de ter a capacidade de olhar mais longe. Imprimir uma orientação pelos resultados é muito importante, não apenas na Educação, mas em todos os sectores. O resto são episódios que, no longo prazo, não têm grande significado. "
Diário Económico



Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.