terça-feira, 19 de abril de 2011

UE só atingiu uma das cinco metas para educação em 2010

Junta-se esta mensagem com esta e temos esta do Educare, com mais desenvolvimentos (tal como desejei):


"UE só atingiu uma das cinco metas para educação em 2010

Lusa / EDUCARE

Relatório apresentado hoje pela Comissão europeia revela que os países da União Europeia melhoraram os seus sistemas de educação, mas apenas atingiram uma das cinco metas estabelecidas para 2010. Portugal apresentou "progressos notáveis" nos últimos anos.


O relatório sobre o progresso da educação mostra que a União Europeia foi bem-sucedida no objetivo de aumentar o número de diplomados em matemática, ciência e tecnologia, com um crescimento de 37% desde 2000, uma área em que Portugal surge entre os melhores desempenhos.

A meta estabelecida a nível global, para 2010, apontava para um aumento de diplomados em 15%. Foram atingidos os 37,2%, desde 2000, e a percentagem de mulheres passou de 30,7 para 32,6, no conjunto dos países.

Portugal é o país com maior crescimento, seguido da Eslováquia e da República Checa. O número de diplomados em matemática, ciência e tecnologia em Portugal cresceu 193,2% entre 2000 e 2008 e a percentagem de mulheres passou de 41,9 para 34,1.

Significativa, mas ainda insuficiente, foi a redução do abandono escolar, tendo aumentando o número de alunos que concluíram o Ensino Secundário. Melhoraram os níveis de literacia e a percentagem de adultos a receber educação ou formação.

No abandono precoce da escolaridade não deve ser ultrapassada a marca dos 10% entre 2010 e 2020.

Na Europa a 27, a percentagem de abandono do sistema (entre a população dos 18 aos 24 anos) desceu de 17,6%, em 2000, para 14,4%, em 2009. Nesta média, 12,5% eram homens e 16,3% mulheres.

Portugal apresentava percentagens de 43,6% em 2000, 35,4 em 2008 e 31,2 em 2009 no que diz respeito à saída precoce do sistema.


Os melhores desempenhos neste ponto foram da Polónia, República Checa e Eslováquia.

Na formação de adultos ao longo da vida, Portugal passou de 4,1%, em 2005, para 6,5%, em 2009. Entre a população ativa devem atingir-se, pelo menos, 12,5% em 2010 e 15% em 2020. Os melhores resultados neste item foram alcançados pela Dinamarca, Suécia e Finlândia.

A Comissão considera que, no geral, foram alcançados bons progressos, mas que são necessários mais esforços para serem alcançados os objetivos.


Secretário de Estado afirma que Abandono escolar continuou a baixar em 2010

O secretário de Estado da Educação João Mata considerou hoje que Portugal fez "progressos notáveis" nos últimos anos, destacando a redução do abandono escolar em 2,5 pontos percentuais, no ano passado, para 28,7%, em parte devido às vias profissionais.

Ao comentar o relatório da Comissão Europeia hoje divulgado, que inclui os dados do abandono precoce do sistema educativo até 2009, João Mata acrescentou os mais recentes indicadores, estimando que a tendência é para continuar a baixar o abandono, devido a medidas como as vias profissionais e a escolaridade obrigatória de 12 anos.

"Aquilo que é a previsão da União Europeia, expressa no relatório, confirma-se. O INE acaba de revelar o dado para o abandono escolar para o ano de 2010 e esse dado revela que em Portugal a taxa desceu em cerca de 2,5 pontos percentuais, situando-se agora nos 28,7%", disse João Mata à agência Lusa.

O secretário de Estado frisou que, nos últimos seis anos, Portugal reduziu em cerca de 11 pontos a taxa de abandono escolar, passando de 39% para 28%.

"Isto quer dizer que hoje abandonam menos 90 mil jovens do que há seis anos. Este é um dado muito significativo, muito estimulante, e mostra que este trabalho é fruto de um conjunto de políticas que têm trazido os resultados esperados", sublinhou.

Mata referiu que foram seguidas as recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico), no sentido de que o peso das vias profissionais no ensino secundário atingisse os 50%.

"Aquilo que está é também o peso da iniciativa Novas Oportunidades neste eixo dedicado aos jovens, concretizado através da expansão e diversificação das vias profissionais", explicou.

Para o secretário de Estado, trata-se de um reconhecimento das políticas educativas adotadas em Portugal, através dos resultados apresentados.

"Nos últimos seis anos, aumentámos em cerca de 250 mil o número de jovens matriculados no sistema de educação e formação. Este é um número esmagador e vai ao encontro daquele que é o principal desafio do sistema educativo: qualificar a população portuguesa", disse.

Considerando os resultados "muito animadores", João Mata defendeu que o país está "no bom caminho", frisando que 28,7% dos jovens, entre os 18 e os 24 anos, não concluíram o ensino secundário e não estão neste momento inscritos no sistema de educação e formação.



A meta da UE para 2020, neste domínio, é de 10%.

O Ministério da Educação emitiu um comunicado para se congratular com os resultados do relatório sobre os progressos na Educação, destacando "o investimento na melhoria das competências básicas dos alunos em língua portuguesa, ciências e matemática".

Os relatores recorreram a dados do Eurostat e do PISA, um programa internacional de avaliação de alunos da OCDE, cujo mais recente relatório aproximou Portugal da média da União Europeia."



Abraço!

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