terça-feira, 5 de abril de 2011

Google introduz recomendação social nas pesquisas

Para ajudar a encontrar os melhores conteúdos relacionados com a nossa busca (ou, pelo menos, para tentar, não sei até que ponto não pode ser adulterado, espero que não).

É do género do "gosto" no facebook. Por enquanto não dá para usar na versão portuguesa.

Podem ler no Público ou já aqui:
"O Google não quer deixar para o Facebook o monopólio das recomendações online e está a introduzir uma nova funcionalidade que permite ao utilizador partilhar com família, amigos e demais contactos as páginas de que gosta e que surgem nos resultados das pesquisas.

O serviço chama-se Google +1 e, por ora, começará a ser incluído apenas na versão internacional do Google – em Google.com – e apenas em inglês.


Os utilizadores passarão a ter um pequeno botão ao lado de cada resultado da pesquisa que fizerem. Funciona de forma semelhante ao popular botão “Gosto” do Facebook e permite assinalar resultados que o utilizador recomenda.

Estas recomendações, porém, não são mostradas imediatamente em lado nenhum. Surgem apenas quando os links assinalados fazem parte dos resultados da pesquisa de outro utilizador. Nesses casos, quem pesquisa verá uma indicação das pessoas conhecidas que fizeram “+1” a cada página.

A ideia do Google é que as recomendações mostradas sejam de pessoas com conhecimento de causa – por exemplo, quando um utilizador faz uma pesquisa sobre culinária, verá as recomendações de contactos que (pelo menos segundo o Google) percebem do assunto.

Para usar o serviço é preciso ter uma conta Google. Num comunicado, a empresa explica que a rede social de um utilizador é determinada por elementos como os contactos de chat e e-mail da conta Google. No futuro, passarão a ser usados no +1 outros elementos, como os contactos em redes sociais.

Para além de resultados das pesquisas, o botão vai também acompanhar os conhecidos anúncios de texto do Google. E há planos para que – tal como acontece com o botão “Gosto” do Facebook – possa também ser colocado em sites.

O Google já inclui nos resultados das pesquisas conteúdos dos contactos que os utilizadores têm em sites sociais como o Facebook e o Twitter. A empresa disponibiliza uma ferramenta para que cada pessoa consulte a respectiva rede de relações sociais, tal como é construída pelos computadores do Google.

Quem quiser experimentar já o +1, pode activá-lo na página das funcionalidades experimentais."

- - - - -

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.