quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Educação no programa do PS

Eles querem tudo, mas à custa de quê ou de quem?

Ensino obrigatório até ao 12º já estava previsto, nada de novo.

Modernizar e equipar com meios tecnológicos as Escolas também é no seguimento do que têm feito (calma, isto não é um elogio, é uma constatação, não quer dizer que tenhamos melhores alunos ou melhor Ensino).

Reforçar a aprendizagem do Português, da Matemática e das Ciências Expereimentais com menos Professores na Escola? Vão aumentar as horas de trabalho? Só se for... (vamos lá ver se isto não acontece, já não digo nada... As reduções dos últimos escalões...)

Querem diversificar a oferta educativa? Depende de como for feita...

Mas a melhor novidade, a que se destaca mesmo é "a "promoção de uma cultura de rigor e exigência", o que passará necessariamente por criar sistemas de avaliação, "equilibrados e eficientes", de alunos, professores e escolas."

Esta sim, é uma novidade! Rigor e exigência!

E como se consegue isto? Com avaliações equilibradas e eficientes dos alunos, Professores e Escolas! Isto quer dizer que, se forem de novo governo, vão abrir os olhos e fazer coisas de jeito???

Equilibrio e eficiência não são qualidades presentes na avaliação actual (sim, é actual, ainda não foi revogada).

A notícia é do DN:



"Educação: Escolaridade obrigatória até ao 12.º e avaliação de professores

O PS quer estender a escolaridade obrigatória até ao fim do ensino secundário e desenvolver um modelo de avaliação de professores e de escolas, de acordo com o programa eleitoral do partido hoje divulgado.
A concretização da extensão da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano é um dos principais desafios apontados pelo Partido Socialista para "promover a qualificação das pessoas".

Para tal, pretende prosseguir com a modernização do parque escolar e com o apetrechamento tecnológico das escolas.

Em termos de conteúdos educativos, os socialistas querem uma oferta formativa mais diversificada, apostando em especial nas vertentes tecnológica e profissional.

Para combater os principais problemas de aprendizagem dos alunos portugueses, o PS propõe um reforço do ensino da língua portuguesa, das matemáticas e das ciências experimentais.

Um outro objectivo apresentado pelo partido é a "promoção de uma cultura de rigor e exigência", o que passará necessariamente por criar sistemas de avaliação, "equilibrados e eficientes", de alunos, professores e escolas."



Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.