Concordam que a avaliação seja um factor de majoração na graduação?
Eu acredito que deve continuar a ser, embora tema que se vá "generalizar" a nota que der majoração. A cultura do "somos todos colegas, não vamos prejudicar ninguém" deu no que se vê hoje em dia.
Defendo que a avaliação para efeitos de concurso não tenha cotas (bem como para os outros efeitos). Assim, mesmo que não houvesse cota para uma determinada nota, quem a atingisse veria a sua graduação melhorada.
Mas sei que isto não é assim tão simples e que muito haveria a fazer. São muitas pessoas a avaliar, altos, baixos, gordos e magros, filhos de muitas mães (como diria o meu Sargento de instrução), com teorias diferentes sobre a "boa Educação" e critérios nem sempre muito concretos ou aceitáveis.
Para a avaliação ser mais justa deveria ser igual para todos, ser aplicada nos mesmos modos, ser aplicada nos mesmo contextos, ter em conta as mesmas condicionantes... e isto nunca será possível.
Mas pode ser melhor do que a actual, isso de certeza que pode!
"Nuno Crato acredita que novo modelo de avaliação de professores será bem recebido
Falando à margem da cerimónia de celebração dos 12 anos do Pavilhão do Conhecimento, Nuno Crato afirmou ter enviado já uma carta aos sindicatos representativos do sector, convocando-os para uma “sessão de apresentação do essencial do novo modelo de avaliação”, na sexta-feira.
Questionado sobre as principais linhas orientadoras desse novo modelo de avaliação, Nuno Crato não quis adiantar nada, mas afirmou: “julgo que vai ser bem recebido”.
Durante a sua intervenção na celebração do aniversário do Pavilhão do Conhecimento, o ministro que tutela também a Ciência sublinhou que todos os centros e toda a divulgação científica que se faz em Portugal “é importante”.
“Os cientistas portugueses têm adoptados nos últimos tempos uma postura de fazer ciência e olhar para fora e para os jovens, o que é muito importante, pois percebemos que podemos ser bons cientistas e olhar para os jovens”, considerou."
Aliás, a ciência e os jovens são uma aposta de Nuno Crato, que o assegurou quando questionado sobre os jornalistas sobre as medidas do seu ministério para alcançar o “emagrecimento” necessário para ultrapassar a crise.
O objectivo é que “após o período de dificuldades, possamos novamente desenvolver o país com base na ciência e na tecnologia, apostando nos jovens”, afirmou, lembrando que o Pavilhão do Conhecimento é um dos centros Ciência Viva que “tem feiro um trabalho magnífico na divulgação da ciência para todos, mas sobretudo para os mais novos”.
Na cerimónia estavam presentes diversos nomes ligados à área da ciência, entre os quais os anteriores ministro e secretário de Estado da tutela, Mariano Gago e Manuel Heitor, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro, o investigador Alexandre Quintanilha e o físico Carlos Fiolhais."
Abraço!
A ADD é importante, sem dúvida. Mas do que eu gostaria de saber novidades era: mudanças no estatuto do aluno, novos programas, mais exames onde, etc.
ResponderEliminarA ADD (bem ou mal feita) não altera as minhas aulas nem por um segundo, mas essas coisas alterariam muito.
Se a ADD não tem o poder de alterar as suas aulas dou-lhe os parabéns, é porque já está a fazer um bom trabalho.
ResponderEliminarMas continuo a acreditar que é preciso um polícia para nos ajudar a cumprir a lei, se é que me entende.
Eu obrigo-me a estar mais atento ao que faço sabendo que estou a ser avaliado. Não o considero como "pressão", é apenas a minha vontade de querer melhorar.
Abraço!