Preparem-se para o espanto: a nossa Isabel!
Ela inaugura montes de betão (muito lindos, todos modernos) mas o importante são as pessoas!
Não é carinhoso de parte dela...
"Isabel Alçada inaugura Centro Escolar do Cávado
O mais importante são as pessoas: os alunos, os docentes e os não docentes; mas as instalações são factor relevante na qualidade do ensino” — afirmou ontem a ministra da Educação, Isabel Alçada, ao inaugurar o novo Centro Escolar de Sudro — Vieira do Minho.
De concepção moderna e evidente qualidade construtiva, o imóvel está implantado numa encosta sobranceira ao Cávado.
Foi construído de raiz para servir os alunos das EB1 e jardins-de-infância das freguesias de Campos, Ruivães, Salamonde, Louredo, Cova, Ventosa e Caniçada.
Considerando tratar-se de “uma escola do século XXI, com conforto, luminosidade e espaços amplos”, a governante fez a apologia da educação “ao alcance de todos, sem excepção”.
Em todo o país, acrescentou, estão a ser ultimados seiscentos centros escolares.
“Uma revolução silenciosa” foi a expressão usada por Rui Silva, o director do Agrupamento de Escolas do Vale do Cávado, lembrando a evolução recente e reordenamento do parque escolar desde o ano 2004.
Jorge Dantas, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, frisando que a autarquia contribuiu com dois milhões de euros para a empreitada, considerou que se trata de uma escola “ao nível das melhores que existem no país”.
“O primeiro dever (de um político) é a educação; o segundo dever é a educação; o terceiro dever é a educação”, disse o autarca, citando Bernardino Machado. Jorge Dantas aludiu à situação presente para afirmar que o país “tem sido vítima dos ataques das agências de rating”.
Num evidente confronto com o discurso do PSD para o sector, o edil socialista sustentou que é preciso desenvolver a educação na escola pública.
Um milhão e 700 mil
Trata-se de um investimento de um milhão e setecentos mil euros, co-financiado pelo ON2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte).
A escola, dotada de refeitório onde ontem foi servido almoço, conta cinco salas de aulas para o primeiro ciclo e duas para o pré-escolar, sala de professores, sala de reuniões, sala de educação especial, sala de actividades, sala de repouso, sala de educação plástica, biblioteca e centro de recursos e informática.
Segundo uma nota da Câmara Municipal de Vieira do Minho, com esta obra, que dá resposta a 170 alunos, integrando diversos níveis de ensino, encerram escolas de pequena dimensão e eliminam-se regimes de funcionamento duplo. Concentra-se e requalifica-se o parque escolar.
Este equipamento possibilitará também cumprir uma das normativas do Ministério de Educação que passa por garantir que os estabelecimentos com 1º ciclo e pré-escolar se mantenham abertos até às 17h30 e no mínimo oito horas diárias, sem prejuízo da normal duração diária e semanal das actividades curriculares de cada ensino.
Ao lado será também construído um pavilhão desportivo, de utilização comum, refere ainda a autarquia."
Correio do Minho
Abraço!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.