domingo, 26 de junho de 2011

Portugueses confiam nos Professores!

E nos Bombeiros. E nos Carteiros!


Adivinhem em quem confiam menos? No políticos e nos advogados!


Estou surpreendido e até fiquei comovido: não sabia que acreditavam em nós. 


Veio-me logo à ideia aqueles tempos em que na aldeia as figuras ilustres eram o Padre, o Professor e o Médico.


Não sabia que quando confrontam a versão dos factos de um aluno/filho com a nossa acreditam em nós...


Posso estar a ser "mauzinho", pois há muitos pais que nos dão o devido valor. Mas há outros tão "enganadinhos" pelos seus filhos... 


O pior cego é aquele que não quer ver...


"Os portugueses confiam nos bombeiros, nos professores e nos carteiros mas desconfiam cada vez mais de advogados e políticos, de acordo com um estudo do grupo GFK hoje divulgado.

O estudo foi feito em 19 países, a grande parte da Europa, e consistiu em determinar os níveis de confiança que os cidadãos têm em relação a 20 profissões e organizações profissionais. Os portugueses sãos dos mais descrentes comparando com outros anos.

Em relação a anos anteriores (desde 2008) os portugueses mostraram este ano uma “significante” quebra de confiança praticamente em todas as profissões, especialmente em sindicatos, organizações de caridade, jornalistas ou juízes e publicitários.

Se bombeiros e professores surgem como dos profissionais mais confiáveis, no fundo da tabela, este como nos últimos três anos, estão os políticos, os advogados e os banqueiros, com os primeiros a sofrer uma queda de sete pontos em relação ao ano passado.

Em toda a Europa os bombeiros são os que estão no topo da tabela dos mais confiáveis. A Suécia apresenta-se como o país onde mais se confia nos diferentes profissionais mas os belgas são os mais desconfiados.

Na Alemanha, ainda segundo o estudo, é onde menos se acredita nos administradores de empresas mas onde os advogados têm melhor aceitação, enquanto o Reino Unido é o mais desconfiado em relação aos jornalistas.
Também em termos gerais, além dos bombeiros, os países que participaram no estudo confiam em termos gerais nos professores, nos médicos, nos carteiros e nos militares e polícias. Em toda a parte os políticos aparecem no fundo da tabela.

Ainda que sem serem diferenças significativasPortugal acredita mais nos professores e nos militares do que a média europeia, e é também dos que mais confia nas organizações de defesa do meio ambiente (79 pontos dados por Portugal, contra os 67 da média dos países europeus).

Apesar da confiança estar em declínio os portugueses ainda assim são dos mais crentes na igreja (69 pontos, contra 51 da média europeia), nos funcionários públicos, nos jornalistas, e nos profissionais de estudos de mercado e de marketing.

Já os advogados e juízes merecem muito menos credibilidade para os portugueses do que para os restantes europeus participantes no estudo (36 pontos contra 52 em relação a advogados, e 44 contra 63 em relação a juízes). Portugal é também dos que menos confia nos políticos, sendo neste caso os Estados Unidos o campeão da confiança.

O grupo GFK é uma das maiores companhias de estudos de mercado do mundo. Em Portugal a pesquisa foi feita com 1.257 entrevistas. Em todos os países foram feitas 19.261 entrevistas.

Além de Portugal participaram países como a Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Turquia, Estados Unidos, Brasil ou Índia."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.