"Alunos portugueses acima da média no acesso à internet
Os alunos portugueses usam mais a internet em casa do que na escola, no entanto, Portugal está entre os 70 países que tem uma das mais elevadas percentagem de estudantes com acesso à net nos estabelecimentos de ensino.
Os resultados, apresentados hoje em Paris pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) fazem parte das conclusões do novo relatório da PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) sobre as novas tecnologias e o desempenho dos alunos, que atualiza o estudo de 2009.
Segundo o documento, “Portugal ocupa o primeiro em percentagem de alunos que afirmam poder realizar uma apresentação multimédia”, (com som, fotografias e vídeo), “tendo registado uma duplicação deste indicador em relação a 2003, para uma percentagem acima de 70 por cento”, três vezes mais do que o valor médio dos 70 países que participam no PISA.
O estudo também realça que as diferenças entre alunos socialmente desfavorecidos e alunos provenientes de meios sociais com dificuldades são grandes, mas que “em países como Portugal, o uso da internet na escola compensa a falta de disponibilidade de computador em casa, sendo os alunos mais desfavorecidos os que têm maior tendência para utilizar o computador na escola”.
Dos 6.200 estudantes portugueses inquiridos para o estudo, apenas 0,4 por cento afirmaram “nunca ter usado um computador”, uma das percentagens mais baixas entre os países membros da OCDE.
Por outro lado, 98 por cento dos inquiridos responderam dispor de computador em casa. O número de alunos portugueses nestas condições aumentou 41 por cento entre 2000 e 2009."
Os resultados, apresentados hoje em Paris pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) fazem parte das conclusões do novo relatório da PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) sobre as novas tecnologias e o desempenho dos alunos, que atualiza o estudo de 2009.
Segundo o documento, “Portugal ocupa o primeiro em percentagem de alunos que afirmam poder realizar uma apresentação multimédia”, (com som, fotografias e vídeo), “tendo registado uma duplicação deste indicador em relação a 2003, para uma percentagem acima de 70 por cento”, três vezes mais do que o valor médio dos 70 países que participam no PISA.
O estudo também realça que as diferenças entre alunos socialmente desfavorecidos e alunos provenientes de meios sociais com dificuldades são grandes, mas que “em países como Portugal, o uso da internet na escola compensa a falta de disponibilidade de computador em casa, sendo os alunos mais desfavorecidos os que têm maior tendência para utilizar o computador na escola”.
Dos 6.200 estudantes portugueses inquiridos para o estudo, apenas 0,4 por cento afirmaram “nunca ter usado um computador”, uma das percentagens mais baixas entre os países membros da OCDE.
Por outro lado, 98 por cento dos inquiridos responderam dispor de computador em casa. O número de alunos portugueses nestas condições aumentou 41 por cento entre 2000 e 2009."
RTP
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