segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Educação para o consumo

E porque não também no continente?


"Governo aposta em educação para o consumo

Esta é uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, com vista a que os jovens envolvidos neste projecto ganhem competências na área do consumo inteligente.

Foi apresentado o projecto “Educação para o Consumo”, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, no âmbito da Educação para a Cidadania.

Este projecto-piloto visa esclarecer conceitos relacionados com o consumo, a utilização de bens e serviços, a publicidade e marketing e, ainda, o orçamento e endividamento, de forma a promover jovens consumidores socialmente responsáveis.

O director regional da Juventude pretende que, desta forma, os jovens envolvidos neste projecto ganhem competências na área do consumo inteligente, defendendo que o hiperconsumismo e o sobre-endividamento obrigam ao uso da “inteligência emocional no acto do consumo”, por parte do consumidor.

Neste sentido, a iniciativa “Educação para o Consumo”, numa primeira fase, irá abranger cerca de 400 alunos de dez escolas do ensino secundário e profissional da ilha de S. Miguel e será materializado na concretização de cinco sessões de esclarecimento a alunos que frequentem o 10º ano de escolaridade.

“Comprar no século XXI”, “Utilizadores de serviços”, “Publicidade e meios de comunicação”, “Jogos, brinquedos e outros” e “Consumidores informados” são os tópicos das sessões.

Entre Julho e Dezembro, na ilha Terceira, realiza-se a iniciativa “Educa-te com a Crise”, que será desenvolvida em parceria com aAJITER-Associação Juvenil da Ilha Terceira. Ambos estes dois projectos são apoiados por fundos comunitários, através do programam europeu Juventude em Acção.

Bruno Pacheco afirmou que o objectivo, a médio prazo, é alargar este projecto inicial “a outras escolas e tentar abranger o maior número de alunos possível, à semelhança do que já se faz com a Educação para o Empreendedorismo”."


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.