segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

50 Técnicas de Avaliação Formativa

Para quem estiver interessado:

"Dois professores da UTAD apresentam “50 Técnicas de Avaliação Formativa”

Dois professores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Helena Santos Silva e José Lopes, acabam de publicar o livro “50 Técnicas de Avaliação Formativa”, uma obra que responde às necessidades de um bom desempenho do professor na sua relação com os alunos.

Os efeitos da boa avaliação formativa sobre o rendimento escolar são poderosos e é, das estratégias utilizadas pelo professor, a que tem maior efeito no desempenho escolar dos alunos: pelo feedback que dá aos professores sobre a eficácia das aulas e das actividades desenvolvidas; pelo feedback que dá aos alunos sobre o grau em que a sua aprendizagem e o seu trabalho correspondem às expectativas e às metas; pelas revisões que inspira ao ensino e à aprendizagem. Este livro, que se destina a professores dos vários ramos de ensino e a alunos universitários nas áreas da educação, apresenta não só as 50 técnicas de avaliação formativa, mas também a fase do processo de ensino-aprendizagem em que devem ser utilizadas e os objectivos que permitem atingir. A sua descrição, o modo de funcionamento e as finalidades, entre outros aspectos, também são exploradas. Uma vez postas em prática podem ainda vir a descobrir-se outras finalidades da sua utilização para informar o ensino e a aprendizagem, incluindo formas de adaptá-las à utilização em todas as disciplinas.

Assinale-se que os dois docentes publicaram anteriormente, também em conjunto, e na mesma editora (Lidel), os livros “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula” e “O Professor Faz a Diferença”."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.