quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Limpezas no MEC

São limpezas de Verão, ou limpezas de Primavera atrasadas.

Uma parte de mim diz "muito bem, o sr. Crato está a ser coerente, quando não era ministro estava contra as políticas destas pessoas e agora não as quer ao lado dele".

Outra parte, uma parte mais pequenina, diz "o sr. Crato está a vingar-se e arruma tudo como quer".

Como já devem ter reparado, nunca o neguei, estou optimista com este ministro, tenho esperança que dê uma boa varridela ao ministério e conduza bem a Educação/ensino. Não concordo com todas as medidas, mas com algumas sou obrigado a dar-lhe, pelo menos, o benefício da dúvida. Aliás, vou sofrer grandemente com as políticas que ele embora não tenha começado aproveitou (também naquela ideia do "a outra é que fez e assim livro-me na mesma dos professores, poupo e ponho culpas para ela): vou ficar desempregado, como milhares de colegas contratados.

Sr. Crato, veja lá o que faz...


"Ministro da Educação afasta mais dois dirigentes


Os responsáveis foram afastados pelo ministro Nuno Crato 


Os responsáveis do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) e da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDIC) foram afastados pelo ministro Nuno Crato.



Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de imprensa do Ministério da Educação e Ciência confirmou ontem que não lhes foi renovada a comissão de serviço.

A lei em vigor determina que a comissão de serviço dos titulares dos cargos de direcção superior cessa com a mudança de Governo. Para continuarem em funções, o novo titular da pasta tem de lhes renovar a comissão num prazo de 45 dias. Nuno Crato optou por não o fazer em relação a Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação. E também decidiu afastar Carlos Pinto Ferreira e Alexandra Marques.

Pinto Ferreira era director-geral do GEPE desde 2009. Antes tinha estado à frente do Gabinete de Avaliação Educacional, o organismo responsável pela elaboração dos exames. A Sociedade Portuguesa de Matemática, então presidida por Nuno Crato, teceu duras críticas aos exames propostos aos alunos durante o mandato de Pinto Ferreira. "Escandalosamente fácil", disse sobre o exame de Matemática A de 2008.

Alexandra Marques foi escolhida, em 2009 pela anterior ministra da Educação para directora-geral da DGIDIC. A DGIDIC é o organismo responsável pela criação de instrumentos normativos, pedagógicos e didácticos. Tem a seu cargo, entre outros, os programas e currículos do ensino básico e secundário, contra os quais Nuno Crato não poupou críticas. No final de Julho, quando as escolas já tinham concluído os horários do próximo ano lectivo, Alexandra Marques enviou uma nota sobre regras para a sua elaboração, evocando legislação ainda inexistente. O incidente instalou a confusão nas escolas."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.