segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FNE comenta as negociações de hoje

Mais uma ronda de negociações.

A FNE reconhece mais abertura do MEC, mas não me parece muito optimista...

O que parece já claro é os avaliadores terem que ser da área do avaliado.

Não sei se é claro ou se sou eu a interpretar de outra forma: os 180 dias necessários para que haja avaliação poderem ser em diferentes escolas. Sobre isto ainda vou ter que ler mais.






Ministério apresenta nova versão do projecto de avaliação dos professores
FNE elogia atitude negocial mas diz que ainda estão longe de um acordo

A FNE ficou agora de apresentar o seu parecer sobre a nova versão do projecto (PÚBLICO)

O secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE) considera "muito positiva" a atitude negocial do Ministério da Educação mas, depois de uma reunião esta manhã, salienta que um acordo ainda está longe.

“O Ministério da Educação está com uma atitude negocial muito positiva, mas se pesarmos o que ainda nos separa do que nos aproxima, diria que ainda pende mais para o lado negativo”. Foi desta forma que o secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva, respondeu quando questionado pelo PÚBLICO sobre se estava mais perto ou mais longe de um acordo após a segunda ronda negocial para discutir o futuro modelo de avaliação de desempenho dos docentes.

À saída da reunião, João Dias da Silva revelou aos jornalistas que o Ministério apresentou uma nova versão do projecto, versão esta que acolhe algumas das propostas apresentadas pela FNE mas que “não houve acolhimento de outras mais significativas como a questão das quotas e das vagas”.

Questionado sobre se acredita num acordo até ao dia 9, o secretário-geral da FNE respondeu: “acredito que é possível trabalhar para encontrar novas soluções” para “valorizar os professores. Acordo está em aberto”.

João Dias da Silva salientou que houve aproximações de posições, nomeadamente em relação à “simplificação do processo” e “clarificou-se a questão dos avaliadores externos”. “Tem de ser um docente do mesmo grupo de recrutamento, do mesmo escalão ou superior e ter formação especializada”, explicou. Em relação aos professores contratados, o sindicalista referiu que “o texto ainda precisa de ser ajustado”.

A FNE ficou agora de apresentar o seu parecer sobre a nova versão do projecto e irá consultar os professores até ao dia 6 para ter uma posição final para a reunião de dia 9.

As negociações prosseguem à tarde com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof)."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.