domingo, 7 de agosto de 2011

Já se mexe nas Novas Oportunidades

Já se vê qualquer coisa, pelo menos uma demissão. Zangaram-se e agora...

O futuro das Novas Oportunidades está ser estudado. Vamos lá ver se é para facilitar mais, pois os números estavam a ficar tão bem na fotografia europeia e mundial...



"Dirigente das Novas Oportunidades demitido por Passos

Na campanha, líder do PSD qualificou o programa de "megaencenação". Capucha reagiu duramente



"Foi comunicado ao Dr. Luís Capucha que não seria renovada a comissão de serviço." Esta é a explicação lacónica do Ministério da Educação da saída do presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Luís Capucha, que tinha a seu cargo a gestão do programa das Novas Oportunidades (NO). Na mesma nota, o ministério de Nuno Crato lembra que, "de acordo com a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, a mudança de governo determina a cessação das comissões de serviço dos cargos de direcção superior de 1.o grau no prazo de 45 dias". Também o Ministério da Economia (a ANQ tem tutela partilhada entre Educação e o ministério de Álvaro Santos Pereira) confirmava a saída de Luís Capucha.

Todo este laconismo não faz esquecer a guerra de palavras entre Passos Coelho e José Sócrates, em plena campanha eleitoral, sobre as Novas Oportunidades, que acabou por meter Luís Capucha ao barulho, com a este a reagir duramente às declarações do líder social-democrata.

A 16 de Maio, a meio da tarde, numa acção de campanha em Vila Franca de Xira, Passos Coelho anunciou que, em caso de vitória, pediria uma auditoria externa às NO. E foi mais longe, chamando àquele plano de educação "megaencenação no país paga a peso de ouro e uma megaprodução que mais não fez do que estar a atribuir um crédito e uma credenciação à ignorância".

À noite, Luís Capucha reagia com dureza: "Aquilo que [Passos Coelho] diz é, no fundo, quase insultuoso para centenas de escolas que têm centros de Novas Oportunidades e está a desconsiderar o trabalho de mais de 10 mil profissionais, incluindo professores e técnicos da iniciativa, e especialmente a esmorecer o esforço de 1,5 milhões que aderiram ao programa." E qualificou a declaração como "irresponsabilidade".

Sócrates também defendeu o programa: "Parece que o líder do PSD não se lembrou de melhor do que pôr em causa a dignidade dessas pessoas, dizendo que elas estão certificadas pela ignorância." A verdade é que as reacções à frase de Passos extravasaram o campo político. A 27 de Maio, na "sua" terra, Vila Real, Passos foi abordado por uma jovem que "agradeceu" com ironia por lhe ter chamado "ignorante". Passos só teve tempo de atirar um "espero que o seu curso lhe sirva para muito. Espero que sim"."


Abraço!

1 comentário:

  1. Coitado deste "Passos".
    Nunca trabalhou na vida e os estudos que adquiriu o mais provavel foi terem sido adquiridos na "Lusófona" com o seu amigo Relvas.
    Este PM é um ignorante na máxima força, primeiro chamou a todos os portugueses que estudam á noite ignorantes, não satisfeito com as asneiras veio posteriormente dizer que os portugueses são piegas, calões e despesistas.
    Agora quando impede a maioria de gozar férias retirando-lhe os respetivos subsídios, ele vai para os "Algarves" gozando férias á nossa conta e na nossa cara.
    Quando disse á jovem que o curso não lhe iria servir para nada ele sabia do que falava porque ao fim de um ano de governo conseguiu "rebentar" com o país real. Sou comerciante á mais de 30 anos, sei do que falo.

    ResponderEliminar

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.