sexta-feira, 20 de maio de 2011

Portugueses não são exigentes na educação

Palavras de Marçal Grilo - lembram-se dele?





Isto dos pais exigirem das escolas... quem leu o que escrevi ontem naquele recordar do meu estágio em que ouvi "os pais não vêm para melhorar o Ensino..." sabem o que estou a pensar.





Para se exigir tem que se dar. Quem não se lembra do professor que nada fazia mas era o primeiro a dar os testes mais difíceis e o menos intolerante na correcção destes? Mas também se lembram dos professores que davam e que depois exigiam de nós... qual preferem?





"Os portugueses não são exigentes, os pais não exigem das escolas nem dos filhos e os estudantes não exigem de si próprios nem dos estabelecimentos de ensino, defendeu hoje o ex-ministro Eduardo Marçal Grilo.









O ex-ministro da Educação, que falava no seminário “Participação dos Pais na Escola”, a decorrer hoje no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa, afirmou que o povo português “protesta, mas não é verdadeiramente exigente nos locais próprios”.



“Os pais não são exigentes em relação aos filhos, os pais e filhos não são exigentes em relação à escola e não há exigência dos estudantes em relação a si próprios”, disse o actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.



Marçal Grilo, como outros especialistas que participam no seminário, salientou a importância e necessidade de envolver os pais na vida da escola e dos alunos.



Apesar de reconhecer “a vida infernal de muitos pais”, Marçal Grilo não deixou de referir que “há muitos que não têm problemas de horários e não estão disponíveis” e, neste contexto, a escola “tem um papel importante na mobilização dos pais”.



E, quando existem problemas, o diálogo continuado entre pais e professores é fundamental para enfrentar as situações, apontou.



Para o ex-ministro, “os exemplos têm de vir de cima e pais e professores devem ser referência” para os mais jovens.



“Os professores têm de assumir-se como referência” para os alunos, disse ainda o especialista."










Abraço!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.