quarta-feira, 11 de maio de 2011

A escolha livre da Escola ganha mais peso...

Já está na moda, o assunto não pode ser contornado: falo da escolha da Escola para os nossos filhos. Seja pública ou privada, o ideal será podermos escolhê-la e o estado financiar os custos com a Educação dos nossos filhos em vez de financiar a Escola em si?


É o que tem estado em cima da mesa, eu próprio já o referi várias vezes por aqui.


Bem como também já referi que o desafio é enorme para a Escola pública para poder "apanhar" a privada. Será benéfico?


Temo que acontecendo isto o estado vai deixar as Escolas "desenrascarem-se" sem tomar as devidas medidas para tentar equilibrar as distâncias entre as privadas e as públicas...


A nossa ministra contesta, mas há mais um estudo que apoia. Podem ler e ouvir:


"Liberdade de escolha leva ao "desinvestimento na escola pública"


“Continuamos a apoiar o ensino privado, mas os recursos que estão à disposição do ensino público e que permitem que se aprofunde e que vá mais longe, não podem ser desviados”, disse Isabel Alçada.



A Ministra da Educação diz que “o conceito de liberdade de escolha no ensino pode levar ao desinvestimento na escola pública”. 

Isabel Alçada alerta para o perigo de desinvestir no ensino público
Isabel Alçada expressou a opinião esta manhã na Escola Profissional Agostinho Roseta e reafirmou a tese esta tarde àRenascença, durante uma vista à Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa.

“A última coisa de que o nosso país precisa é que se desinvista no ensino público. Precisamos de o levar por diante e precisamos que a escola pública corresponda plenamente às necessidades de formação dos portugueses”, reforçou a ministra da Educação.

Fundos para o ensino público não podem ser desviados,afirma a ministra
Comentando a questão controversa das escolas privadas com contrato de associação, a ministra também salientou que os dinheiros para a escola pública não podem ser desviados: “Continuamos a apoiar o ensino privado, mas os recursos que estão à disposição do ensino público e que permitem que se aprofunde e que vá mais longe, não podem ser desviados”, disse Isabel Alçada. 

A ministra da Educação sublinhou ainda que “só com a escola pública garantimos, a todos, igualdade de oportunidades”. 


Pais portugueses têm pouca liberdade na escolha da escola

Os pais devem poder escolher a escola que consideram mais adequada para os seus filhos além do sistema público, defende um estudo europeu apresentado hoje em Lisboa. O estudo foi desenvolvido em Portugal pelo Conselho Nacional de Educação em parceria com a Fundação Pro-Dignitate.

O objectivo do projecto era avaliar a participação dos pais na vida escolar, alínea em que Portugal obteve 71 pontos, bem dentro da média europeia, que ronda os 72 pontos.

Ainda assim, Portugal ficou abaixo da média na Europa nas questões relativas ao direito de escolha do estabelecimento de ensino e ao direito de informação."
RR

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.