sexta-feira, 6 de maio de 2011

A ADD e a Educação propostas pelo PP


Parece-me que vai um pouco ao encontro da idéia de Passos Coelho no que toca à escolha da escola feita livremente pelos pais, seja pública ou privada.


Quanto à ADD, não conheço o modelo a que se refere.

Fica ainda no ar a autonomia das Escolas, tema cada vez mais na moda... como e qual é que ainda não sabemos.


Mas há mais para ler neste artigo do Público:

"Paulo Portas quer avaliação de professores baseada no modelo do particular e exames no final de cada ciclo




O CDS-PP vai propor no seu programa eleitoral uma avaliação de professores baseada no sistema do ensino particular, que não “prejudique o funcionamento” do ano lectivo, e exames no final de cada ciclo escolar, anunciou hoje Paulo Portas.


Em conferência de imprensa na sede do partido depois de reunir com sindicatos de professores afectos à UGT, o líder dos democratas-cristãos enumerou alguns dos tópicos que em matéria de Educação vão constar dos “documentos programáticos” do partido.

“Há um modelo de avaliação que está a funcionar e que foi subscrito por empregadores e trabalhadores, que é consensual e permite fazer uma avaliação exigente dos professores. É o modelo em vigor no ensino particular e cooperativo. Com as devidas adaptações, pode ser um modelo inspirador”, afirmou Paulo Portas.

O líder dos centristas sublinhou que, neste sistema, a avaliação começa quando termina o ano escolar e está concluída antes do início das aulas, em Setembro, o que “não prejudica o funcionamento do ano lectivo”.

Por outro lado, acrescentou, este modelo “está a funcionar”, não inclui “burocracia permanente” e permite fazer uma “avaliação exigente dos professores”.

Lembrando que o partido defende uma política de avaliação completa, e não apenas dos docentes, mas também de alunos, escolas, currículos, Portas apontou ainda a adopção de “um sistema de exames no final de cada ciclo escolar”.

“As famílias têm de poder confiar que numa escola pública há disciplina, há pontualidade, há assiduidade, há exigência e há provas verdadeiramente de exame num sistema nacional que promovem o esforço e o mérito. É isto que nos distingue de todos os outros partidos, que têm medo da palavra exame. Nós não temos”, acrescentou.

Para Paulo Portas, são igualmente importantes a “autoridade do professor”, o “reconhecimento do esforço e do mérito”, bem como “a autonomia das escolas”.

“É essencial que cada escola possa ter uma identidade, um projecto educativo e isso é a única forma de as famílias poderem progressivamente fazer uma escolha sobre a escola que, desde logo do sistema público, e depois em concorrência com o particular e cooperativo, preferem para os seus filhos”, defendeu.

Para o líder do CDS-PP, o director da escola deve ser “sempre” um professor, mas não deve ser escolhido apenas pelos docentes, mas sim por toda a comunidade educativa."





Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.