quinta-feira, 5 de maio de 2011


Li estas duas notícia e decidi juntar os comentários, há cruzamentos entre elas.


Mais fechos de escolas e menos professores



A "troika" (= Tróica = Conjunto de três pessoas ou entidades, geralmente com uma finalidade política, segundo  o dicionário Priberam - desculpem, mas pelos vistos há muitas pessoas que não sabem o significado) aconselha (= manda, segundo o meu dicionário e de outros que concordam comigo) os mega-agrupamentos, a redução dos professores contratados e o financiamento das escolas segundo os seus resultados (entre outras medidas).

Interpreto isto deste modo: juntar para poupar em várias estruturas e no pessoal, contratar menos e desenrascarem-se com menos docentes e portas abertas para se introduzir a autonomia das Escolas que tanto se tem falado.


Do corte nas verbas não há dúvida! E a grande despesa é com o pessoal, principalmente com os docentes...

Autonomia: será desta que cada escola vai ter o poder de contratar? Pois, lá vem a questão das cunhas, da contratação pelo mérito dos professores...

Se a Escola receber fundos condicionados pelos resultados que apresenta, tem todo o direito de exigir autonomia na gestão de vários aspectos, um deles o da contratação!

Mas isto são só umas abordagens ligeiras a tudo isto que se vai sabendo. Deve haver mais para saber, aos poucos vamos conhecendo melhor o que se passa e vai passar...

De certeza que este assunto não fica por aqui.

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.