quinta-feira, 5 de maio de 2011

Milhares alunos poderão ficar sem aulas devido à greve e à prova de aferição

É uma notícia do JN, embora não seja novidade...

De salientar: é ilegal (pelo menos era e creio que não mudou) substituir um funcionário que faça greve. Já me aconteceu negar fazer uma substituição de um colega que estava em greve, e não a fiz mesmo, ninguém me podia obrigar a tal. A intenção da greve é mesmo mostrar que quem não lá está faz falta!


Por isso se vos pedirem para abrirem o portão, para organizarem a sala, etc., etc., só o fazem se quiserem.

É claro que amanhã não se realizam só provas. Há aulas em muitas escolas. E sem funcionários as Escolas podem ter que dispensar os alunos...

Muitos já não iam durante a manhã pela realização das provas. Muitos não irão de tarde pois não haverá condições para a escola estar aberta...


"A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas acredita que serão pontuais as escolas onde não se vão realizar as provas de aferição devido à greve, mas alerta para a hipótese de milhares de alunos não terem aulas.

"Acredito que vão ser residuais as escolas que não poderão fazer as provas de aferição, uma vez que quem faz a vigilância das provas são os professores e, por isso, basta ter alguém que abra a porta da escola", defendeu Adalmiro Botelho da Fonseca, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), que diz ter conhecimento pessoal de apenas dois estabelecimento de ensino onde não se deverá realizar a prova por falta de pessoal.

O Ministério da Educação estimou em cerca de 237 mil o número de alunos do 4º e 6º ano de escolaridade que deverão realizar sexta-feira de manhã a prova de aferição de Língua Portuguesa.

Também o dia dos restantes alunos do 1º e 2º ciclo continua uma incógnita, já que os profissionais não docentes poderão participar na greve geral da Função Pública que se realiza em todo o país.

"Basta faltar o funcionário responsável pelo bar para a escola não poder permanecer aberta. Os alunos do 1º ano não podem sair da escola para ir comer à rua. Acredito que deverá haver bastantes alunos sem aulas", disse à Lusa Adalmiro Botelho da Fonseca.

No total, estão em causa mais de 500 mil alunos, de acordo com os dados da Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação que apontavam para a existência de cerca de 488 mil alunos no 1º ciclo e 271 mil alunos no 2º ciclo no ano lectivo de 2008/2009.

Entretanto, a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP) alertou esta quinta-feira para a "ilegalidade" de pôr os professores a desempenhar as tarefas dos funcionários das escolas que venham a fazer greve."


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.