sexta-feira, 27 de maio de 2011

Isabel Alçada: "Cedo descobri o lado bom das aulas"

Isto deve ser do tempo em que eramos "Srs. Professores", e juntamente com o Padre e o Médico da Vila formavamos o grupo mais respeitado na comunidade.


Se eu tenho boas memórias da minha Educação? Sim, muitas (pois, a mim não me entrevistaram, não sou famoso). Os colegas, as aventuras, a minha Professora Primária (isso do 1º ciclo não é da minha altura), um ou outro professor que transmitia o conhecimento de um modo que nem parecia uma aula e outras mais.


Lembro-me de ser dos primeiros a acabar os exercícios na primária. Quem acabava ia para junto do quadro e havia uma competição saudável entre nós para ver quem lá chegava primeiro. Mas, mais do que o prazer de conseguir fazer, gostava muito da parte em que a Professora nos permitia ir ajudar os colegas que estavam mais atrasados. 


Pensando agora bem nisto, pode muito bem ter sido o primeiro passo para a escolha da minha profissão... Se calhar mais valia ter levado com um tijolo na cabeça e começar a pensar ser engenheiro civil :)


A entrevista da ministra ao Educare:





"Quem passou pelos bancos da escola guarda recordações de momentos ou professores, alguns tão especiais que podem marcar, tornando-se no ponto de partida de um futuro promissor. A ministra da Educação é a primeira convidada, entre várias personalidades, a partilhar as suas memórias.
O EDUCARE.PT quis saber de que forma a escola marcou a vida de diferentes personalidades em diversas áreas da sociedade.

Desafiámos a ministra da Educação, Isabel Alçada, a viajar no tempo e a recuperar as suas memórias de aluna, mas também a tentar identificar o momento, ou o professor, que tenha influenciado as suas opções de vida.
Colocámos duas questões:
1. Que memórias guarda do seu percurso enquanto aluna?
2. Houve algum momento, ou professor, que, durante o seu percurso escolar, tenha influenciado as opções que tomou em relação à sua vida profissional?

Eis as "Memórias de Passagem" da ministra da Educação:
Guardo muitas e boas memórias, pois tenho a sorte de me lembrar com facilidade de acontecimentos positivos e de não recordar acontecimentos negativos.

Fiz todo o ensino primário e secundário no Liceu Francês em Lisboa. Havia turmas de meninas e de rapazes, mas à exceção do ensino secundário, em que as turmas eram mistas, só convivíamos na camioneta.

Do tempo de escola as melhores recordações são, naturalmente, o convívio com colegas.

Mas cedo descobri o lado bom das aulas. Recordo a alegria de compreender um assunto novo, de resolver um problema de Matemática, de conseguir executar bem uma atividade escolar ou de receber um teste com nota alta. Na minha família era voz corrente que eu gostava da escola e de aprender. Tinham razão.

No ensino primário a semana era sempre variada pois alternava aulas em português, dadas por uma professora portuguesa, com aulas em francês, dadas por uma professora francesa.

Em Português, a minha turma foi entregue a uma professora inesquecível - Alice Gomes. Além de professora, era autora de livros para crianças e tinha muitas obras publicadas. Fazia questão de levar as suas alunas à biblioteca escolar, de ler livros completos na sala de aula, de conversar sobre histórias e poemas e de nos dar tempo de aula para escrevermos as nossas histórias.

Por vezes, lia em voz alta um ou outro texto escrito pelas alunas, mas nunca dizia quem era a autora. Graças ao seu empenho e entusiasmo transmitiu-me o prazer de ler e de escrever. Marcou-me para sempre.

Uma das disciplinas que sempre me fascinou foi História. A professora, Maria Ângela Miguel, era fantástica. Narrava os acontecimentos com uma serenidade muito delicada, mas tão intensa e convicta que captava totalmente a minha atenção. Fazia-me viajar no tempo e conhecer as personagens históricas, como se os pudesse ver em ação a mudar o destino da humanidade.

Marcou-me para sempre."


Pois. Também nos marcou para sempre...


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.