terça-feira, 6 de março de 2012

Autonomia das Escolas

Mais umas luzes sobre a autonomia, mas nada de concreto.




"MEC considera que modelo de autonomia deve preservar diferenças de cada escola
Lusa / EDUCARE

Nuno Crato defendeu que a mudança do regime de autonomia das escolas deverá preservar as diferenças de cada estabelecimento de ensino, quer do seu contexto quer dos projetos educativos.

"As escolas não têm que ser todas iguais, embora trabalhem para o mesmo objetivo. Têm caminhos diferentes e não são só as diferenças económicas e sociais mas de projeto educativo", disse Nuno Crato em Lisboa, no encerramento de um seminário sobre autonomia das escolas promovido pelo Conselho de Escolas, um órgão consultivo da tutela.

A diferença de métodos de escola para escola "não é um inconveniente, um erro ou um sinal de que as coisas estão mal", salientou o ministro.

Em declarações aos jornalistas, Nuno Crato afirmou que a mudança de paradigma na autonomia das escolas tem de ser progressiva, alargando os contratos de autonomia com as escolas, dando "mais liberdade aos professores e diretores para gerirem o currículo e os horários".

Isso implica "objetivos claros e uma grande liberdade para as escolas", salientou.

O ministro indicou que para melhorar o dia a dia das escolas importa "definir condições claras da reorganização da rede" de escolas, permitindo que coexistam "caminhos adequados às situações locais e às necessidades de cada escola".

Nuno Crato disse que o processo é aberto a contributos de toda a comunidade educativa, dos pais aos diretores de escolas, e afirmou a necessidade de uma mudança que vá "além da cosmética e da estatística", resultando em ganhos efetivos para a qualificação dos alunos.

"Não queremos bandeiras mediáticas mas resultados e não estamos preocupados com estatísticas mas com o futuro", disse, acrescentando que é preciso acreditar que "as famílias, os professores e os alunos sabem o que querem e o que mais lhes interessa"."

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