segunda-feira, 25 de julho de 2011

Este Ensino não chega para ele...

Fez-me lembrar as histórias sobre os emigrantes de leste que mandam os filhos de volta para os países de origem depois de experimentarem o Ensino português: "aqui o Ensino é a brincar"!


“Ensino normal não chega para os alunos como eu”

Miguel Santos, aluno do 10.º na Escola Secundária de Alcanena, sobre medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática
Correio da Manhã – Esta medalha de ouro nas Olimpíadas indica que o País não está assim tão mal a Matemática?
Miguel Santos – Estes resultados são mais consequência do esforço individual de um grupo pequeno de alunos de topo apoiado pelo projecto delfos. No sistema de ensino ainda há um longo caminho a percorrer.
– O ensino normal não se adequa a alunos como o Miguel?
– Não. Não chega. Mesmo tendo professores na escola que se interessam e incentivam. Se numa turma há um ou dois alunos bastante bons, o professor não se pode centrar neles, tem de dar atenção a todos.
– O Miguel é um ‘nerd’?
– Acho que não. Tenho este gosto pela Matemática como outros têm pela música. Tenho uma vida social interessante, gosto de fazer desporto, não me sinto isolado, tenho namorada.
– Portugal foi 46.º em 101 países. Deu para aprender com os melhores (China e EUA)?
– Convivemos mais com pessoal da América Latina e de Espanha. Em 2010, deu para falar com chineses, que são sempre dos melhores."
Correio da Manhã

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.