terça-feira, 5 de julho de 2011

Conhecem o Scratch?

É um projecto que me parece interessante, embora não se aplique facilmente à minha Educação Física.

Para outros colegas pode ser um meio para diversificar a forma como leccionam determinadas aulas, de forma a captarem o interesse dos alunos e obrigá-los a pensarem para desenvolverem trabalhos.

Há já uma página no sapo.pt onde os miúdos (e graúdos) podem explorar este programa. Podem ver lá alguns trabalhos dos nossos colegas: jogos, relógios, "questionários" e muito mais.

"EduScratch

É um projecto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Este projecto está integrado nos projectos da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE)

(consultar AQUI)


(EDU) Scratch... ?

O trabalho continuado de investigação e aperfeiçoamento das linguagens e ambientes de programação para jovens (LOGO, nos anos 80), desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), produziu a ferramenta Scratch ‐ ambiente gráfico de programação inovador, que permite trabalhar cooperativamente e utiliza media diversificados (foi divulgado publicamente apenas em Maio de 2007). O Scratch (cujo slogan é imagina, programa, partilha) foi concebido e desenvolvido como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos e pensado, igualmente, para promover um contexto construcionista propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens, desde muito cedo, e das competências transversais ditas "para o século XXI", nomeadamente a resolução de problemas. Os seus autores pensam que poderá, ainda, permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias nas aprendizagens em diferentes domínios e contextos, de forma mais específica na educação matemática formal e informal (pela própria natureza do ambiente), tornar os jovens criadores e inventores (mais do que meros consumidores de tecnologia) e estimular a aprendizagem cooperativa.

O projecto EduScratch terá como meta principal promover a utilização do Scratch em ambiente escolar. Pretende‐se com o seu desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua utilização através da formação e da partilha.

Já existe em Portugal um portal desenhado por uma equipa da PT Inovação/SAPO, que resultou de uma parceria desta empresa com o MIT. Pretende-se agora que esta parceria seja ampliada, rentabilizando‐se a utilização de todos os recursos já produzidos para o portal Scratch SAPO, assim como o desenvolvimento de novos projectos educativos."


Abraço!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.