sábado, 28 de abril de 2012

Salvação da Escola

Um texto "afiado" mas que pode ter alguma verdade sobre o financiamento das Escolas no futuro...

"Escola lugar de publicidade e felicidade

José A. Quaresma (Expresso)

A salvação do ensino está no marketing. Sem conta, peso e medida, já que estes predicados são do foro interno da escola, nomeadamente nas disciplinas de Matemática e Física.

Há uns dias, um membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou para a situação de médicos desta especialidade estarem a atender, nos seus consultórios, cada vez mais crianças que usam óculos sem deles terem necessidade, por recomendação das empresas ópticas que fazem rastreio nas escolas.

O oftalmologista condenou as "técnicas agressivas de marketing" utilizadas por algumas ópticas que entram escolas adentro para fazerem testes aos alunos. Até há pouco julgava que só o professor tinha competência para fazer testes na escola. Os tempos mudam e ainda bem.

A SPO não está a ver a situação. Se uma clarividente direcção da escola acha que um técnico de optometria ou um oculista estão habilitados para descobrir, num aluno, astigmatismo, miopia, estrabismo, e pô-lo a usar cangalhas para ver o que antes não via, e passar a ver pior, só revela antevisão e boa visão do problema.

Toda a acuidade visual é pouca para combater os elevados níveis de iliteracia na escola e na sociedade. Neste sentido, as preocupações das ópticas são justas. E as direcções das escolas, que permitem a sua acção, visionárias. Se a escola não consegue graduar de forma conveniente os alunos, venha quem saiba graduar-lhes a vista.

Vejo sempre, com bons olhos, a inovação a penetrar na escola. Se os alunos vêem o professor desfocado, permita-se o enfoque no aparelho optométrico. Se os alunos não vêem o docente a três dimensões, nem em dimensão alguma, prescrevam-se óculos 3D.

É importante alargar o conceito a outras perturbações do desenvolvimento discente. Se um aluno ouve mal, ou não consegue mesmo ouvir o que o professor diz, convoque-se para competente rastreio qualquer empresa de audiometria. Se um aluno dá gritos lancinantes na aula, se desata na galhofa alarve e estridente, chame-se o fabricante de Halls mentholyptus, ou o Dr. Bayard, empresas que no marketing, contemporâneo ou arcaico, da garganta têm provas dadas. Se o aluno se mexe muito, não consegue estar quieto, chamem-se ervanárias, farmácias, o professor Bambo, tarólogos, bruxos, quiromantes, a santa da Ladeira, gente qualificada que a há e muita no país para resolver os casos bicudos do sistema educativo.

A salvação do ensino está no marketing. Sem conta, peso e medida, já que estes predicados é do foro interno da praxis docente e da escola, nomeadamente das disciplinas de Matemática e Física.

Ouse-se colocar painéis publicitários em todas as salas de aula, no refeitório, na biblioteca, no pavilhão de Educação Física. Espalhem-se ecrãs multimédia por todo lado, nomeadamente pelas casas de banho onde qualquer aluno está muito desacompanhado.

Invista-se em marketing e publicidade. É a melhor forma de financiar o ensino que, como sabemos, é altamente deficitário. E de resolver o crónico défice cognitivo e comportamental de quem por lá anda.

E, sobretudo, permita-se arrecadar uns milhões de euros para a Parque Escolar acabar o trabalho de renovação das escolas, comprar uns lustres assinados pelo Siza Vieira, pelo Renzo Piano ou pela Aghata Ruiz de la Prada, e fazer de cada escola um lugar de felicidade, perdão, de publicidade, onde docentes, discentes, auxiliares de educação, viverão felizes para sempre. Ou, pelo menos, enquanto durar um spot."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.