domingo, 1 de abril de 2012

Doenças dos adultos nas crianças

É grave! É o que temos vindo a observar...

"Doenças de adultos atingem cada vez mais jovens




Há cada vez mais miúdos com doenças de adultos. “E isso deve-se a quê?”, quis o Jornal da Madeira saber junto do nutricionista Bruno Sousa. O especialista diz que os erros alimentares e a falta de exercício físico estão na base desta situação.

Se antes os jovens chegavam a casa depois de um dia de aulas e ainda iam para o quintal ou para a estrada entreter-se em corridas ou jogos de bola, hoje sentam-se à frente do computador ou de outros jogos que proporcionam muito sedentarismo. Apesar de continuarem com a disciplina de educação física na escola, o certo é que a mesma, por si só, não é suficiente para eliminar as gorduras que se acumulam na zona abdominal e que acabam por ter consequências graves na saúde das crianças e jovens, conforme diz ao Jornal da Madeira Bruno Sousa.

Daí que seja cada vez mais frequente “aparecer jovens no médico com diabetes tipo II ou com hipertensão”. Doenças que, noutros tempos, surgiam em casos pontuais.

O nutricionista Bruno Sousa refere que “estamos a verificar que os jovens passam muito tempo sedentários, não jogam à bola, não exercem força física. Estão muito tempo parados”. Para Bruno Sousa, a juntar à falta de exercício físico e aos erros alimentares – como o fast-food – que provocam colesterol alto, há a acrescentar o facto de a alimentação dos portugueses continuar a ter excesso de sal, o que ajuda a “encontrarmos muitos jovens com uma tensão arterial demasiado alta para a sua idade”.

As aulas de educação física nas escolas são importantes, muito importantes mesmo mas não são suficientes para contrariar esta situação. É preciso que os jovens se mexam mais em casa. Façam caminhadas e jogos ao ar livre”, alerta o nutricionista madeirense.

O Instituto do Coração já alertou para esta situação, afirmando haver um crescente número de adolescentes obesos, com dietas inadequadas, fumadores e que não praticam regularmente exercício físico.



Resultados mais visíveis no 1.º ciclo

A Secretaria Regional da Educação diz que tudo tem feito no sentido de alterar a tendência de as crianças e jovens se alimentarem de uma forma pouco saudável. Em declarações prestadas ao Jornal da Madeira, o director regional da Educação, João Estanqueiro recorda a Rede de Bufetes Saudáveis que funciona ao nível das escolas de segundo e terceiro ciclo e secundário, abrangendo quase todos os estabelecimentos da Região.

“Acabámos com as batatas fritas, os sumos são naturais em vez de refrigerantes. Deixámos apenas um chocolate e que tenha determinadas propriedades. Tudo isto monitorizado pelas nutricionistas da Direcção Regional de Educação”, sublinha João Estanqueiro. Já no primeiro ciclo do ensino básico, as ementas são feitas pela nutricionista da Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos.

“Este trabalho vai ter repercussões no futuro. Não tenho quaisquer dúvidas”, a firma João Estanqueiro, o qual admite que, no início, foi difícil, ofereceu resistência não só dos alunos mas também dos pais. “Penso que dentro de anos, teremos pessoas com menos diabetes e menos problemas de saúde”, sublinha João Estanqueiro o qual espera que, no próximo ano, todas as escolas estejam integradas na Rede de Bufetes Saudáveis. João Estanqueiro diz que o grande problema não está nas crianças de primeiro ciclo, mas nos mais crescidos que saem da escola e vão para os cafés comer as tais “coisas que fazem mal à saúde”. Assim, os resultados são mais visíveis no 1.ciclo.


Colesterol elevado é frequente nos jovens

No estudo Hipócrates, publicado na revista Factores de Risco da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (2010), a prevalência de colesterol elevado em idades inferiores a 40 anos é de 47 por cento. Outro estudo, o Recipe (Reduce Cholesterol Involving Patient Endorsemente), realizado em Espanha e França e que contou com a participação de 200 médicos de clínica geral e mais de mil pacientes, concluiu que a ingestão de esteróis vegetais aliada a uma vida mais saudável ajuda a eliminar o LDL (mau colesterol). Num período de quatro meses, as pessoas que consumiram regularmente um alimento enriquecido com esteróis vegetais e que melhoraram os seus hábitos em termos de exercício físico, por exemplo, viram os seus níveis de LDL diminuírem em 13 por cento."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.