quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A versão das Escolas com Contrato de Associação

Não foi há muito tempo que senti na pele (e não fui só eu de certeza) que era incompreendido como professor, mais recentemente mesmo como professor de Educação Física (a propósito do Desporto Escolar). Li comentários de colegas de outras áreas e de outros não docentes que me deixaram, mais uma vez, espantado (será mesnmo que ainda fiquei espantado?) com a rivalidade mesquinha e falta de informação latente.

Neste assunto das "privadas" notei também que muitos andam a julgar/opinar sem conhecerem bem o lado destas. Eu próprio fiquei tentado a fazê-lo ao ler notícias e declarações do ministério da educação, mas fui logo travado pela desconfiança que já me está entranhada quando se trata das vozes que de lá chegam.

Assim, tentei conhecer o lado de quem lá trabalha e consegui estes registos que me foram enviados por e-mail e que estão também no blogue http://ina-sos.blogspot.com/ 

Neste vídeo podem ver e ouvir declarações de Marques Mendes:



E foram-me enviados também textos, que por serem volumosos não transcrevo na totalidade - mas podem ser consultados no anteriormente referido blogue.

"Ensino Público não Estatal – O que o Estado poupa, ou deixa de gastar!

"...a partir do próximo ano lectivo vai atribuir às escolas com “contrato de associação”, não mais que às suas escolas, mas bastante menos: 90.000 euros por turma/ano às escolas estatais e 80.000 euros para as escolas com “contrato de associação”. "

"...Todas estas parcelas somam 757 milhões de euros/ano. Esta é a poupança que o ensino público não estatal representa para o estado."

João Teixeira

-------------------------


"... existem três tipos de escolas públicas não estatais:


Escolas sem qualquer apoio do estado...
Escolas com “contrato simples” ou “patrocínio”...
Escolas com “contrato de associação”...

"...As escolas que neste momento estão na ordem do dia e têm levantado todo este protesto e agitação devido à alteração abrupta das “regras de jogo” por parte do ministério da educação, são as que estão abrangidas pelos “contratos de associação”

"...implantadas em zonas carenciadas de escolas estatais, muitas delas em zonas rurais e distantes das cidades."

João Teixeira


 
--------------------------
 
Sem esgrimir defesas a nenhum lado, espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais esta situação mostrando agora este lado da barricada. Aconselho a leitura integral dos textos.
 
Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.